>
>
Boas Políticas Públicas promovem acesso ao direito e ao futuro

Boas Políticas Públicas promovem acesso ao direito e ao futuro

Ao refletir sobre o tema da Campanha da Fraternidade deste ano no Brasil, “Fraternidade e Políticas Públicas”, e seu lema,

Foto da Catedral

Ao refletir sobre o tema da Campanha da Fraternidade deste ano no Brasil, “Fraternidade e Políticas Públicas”, e seu lema, “Serás libertado pelo direito e pela Justiça”, recordo o que disse o papa Francisco em um dos seus discursos no Panamá, por ocasião da Jornada da Juventude:

 

“Sabemos que é possível outro mundo; e os jovens convidam-nos a envolver-nos na sua construção, para que os sonhos não permaneçam algo de efêmero ou etéreo, para que deem impulso a um pacto social no qual todos possam ter a oportunidade de sonhar um amanhã: o direito ao futuro também é um direito humano.”

 

Proposta pelos Bispos do Brasil, congregados na CNBB, essa Campanha da Fraternidade (CF) será lançada no próximo dia 6 (Quarta-feira de Cinzas) e representa o anseio da nossa Igreja de colaborar para que a sociedade entenda como são formuladas e aplicadas as Políticas Públicas, para que as pessoas possam reconhecer seus direitos previstos nelas e também participar na elaboração de novas políticas, quando estas forem necessárias para dar acesso ao Direito e à justiça.

 

Afinal, as políticas públicas nacionais são as ações aprovadas e programadas para que todos possam ter uma vida digna. Estabelecidas pelo Estado brasileiro, essas políticas não são efetivadas somente pela ação do governo. Dependem também da relação entre as instituições e os diversos atores, sejam individuais ou coletivos, envolvidos na solução de determinados problemas.

O que podemos fazer

A Comissão Nacional da CF preparou um texto-base para subsidiar a reflexão sobre o tema, que objetiva despertar a consciência e incentivar a participação de todo cidadão na construção de Políticas Públicas em âmbito nacional, estadual e municipal. Para elaboração desse documento foram reunidas contribuições de vários especialistas e pesquisadores, e ainda foram ouvidas lideranças de movimentos e entidades sociais.

 

Além do texto-base da Campanha da Fraternidade, muitos outros subsídios foram produzidos e estão disponíveis no site da Editora da CNBB (inclusive CD e o DVD), apontando uma série de formatos de encontros para reflexão, assim como iniciativas que ajudarão a colocar em prática as propostas incentivadas pela campanha. Convido todas as paróquias, comunidades, grupos e movimentos de nossa arquidiocese a conhecer esses conteúdos e utilizá-los em seu trabalho pastoral, seguindo o método proposto, de VER, JULGAR E AGIR.

 

Está em nossas mãos fazer com que a temática da CF, tão importante para o bem comum, seja aprofundada durante todo o ano de 2019, o que certamente contribuirá para que ocorram importantes mudanças de mentalidade social e na realidade sofrida de grande parte do Povo de Deus, que vive sem direito à esperança e ao futuro.

 

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias, Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Artigos e Formação, Notícias, Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias, Notícias da Arquidiocese

14 de maio de 2025

Notícias, Notícias da Arquidiocese

14 de maio de 2025

Notícias, Notícias da Arquidiocese

14 de maio de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo