>
>
Casa Sacerdotal Mater Sanctae Spei

Casa Sacerdotal Mater Sanctae Spei

Na manhã desta segunda-feira, 7 de fevereiro, Dom Washington Cruz abençoou a casa sacerdotal “Mater Sanctae Spei” (Casa Mãe da

Na manhã desta segunda-feira, 7 de fevereiro, Dom Washington Cruz abençoou a casa sacerdotal “Mater Sanctae Spei” (Casa Mãe da Santa Esperança), em Aparecida de Goiânia. Essa casa será a sua nova residência após a posse do arcebispo eleito, Dom João Justino de Medeiros Silva, e Dom Washington se tornará arcebispo emérito.

 

Após o papa Francisco aceitar sua renúncia como arcebispo de Goiânia, em 9 de dezembro de 2021, o então administrador apóstolico da Arquidiocese, Dom Washington Cruz divulgou aos fiéis leigos e leigas, sacerdotes e diáconos sua vontade de residir em Aparecida de Goiânia.

 

A casa tem a finalidade de abrigar, na fraternidade, os padres que atendem pastoralmente as paróquias, geograficamente, mais próximas e Dom Washington. A residência passou 2 anos sendo reformada e construída para ser referência de comunhão fraterna e sacerdotal entre os que nela irão residir.

Ao iniciar a celebração, Dom Washington proferiu estas palavras, dando a bênção: “Onde dois ou três se reúnem em nome de Cristo, está Cristo no meio deles. Ao abençoar esta casa, onde o amor de Cristo reúne estas pessoas, desejosas de segui-lo fielmente e mais de perto na caridade e na virgindade, na pobreza e na obediência, implorando a bondade de Deus, de quem procede todo bem. Demonstrando nos costumes de sua vida a fidelidade às suas promessas, busquem em tudo a glória do Pai, com Jesus; dedicando-se fraternalmente à oração, manifestando a imagem da Igreja suplicante; e, movidos pelo Espírito Santo, todos colaborem, de acordo com a vocação de cada um, para cada um, para que Cristo habite sempre em todos nós”.

 

Durante a celebração, Dom Washington também abençoou o ambão, a cadeira presidencial, o tabernáculo (Sacrário), o altar, o cálice e a patena. Ao final da missa, o administrador apostólico agradeceu pela organização da casa e pela preparação da celebração eucarística. “Eu estou aqui como irmão, nunca deverá ser a casa do bispo emérito, é a casa sacerdotal. E eu digo aos padres que estou à disposição, mas que, quando me chamarem para rezar, me chamem para as capelas e para as comunidades menores. Porque a matriz é do pároco ou administrador paroquial e do arcebispo eleito, Dom João Justino”, finaliza Dom Washington Cruz.

 

Gabriela Rodrigues

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo