>
>
Catedral de Goiânia

Catedral de Goiânia

50 anos da Dedicação do templo e 80 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora
Foto da Catedral

 

A Catedral Metropolitana de Goiânia – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, vive um 2017 intenso, com muitas celebrações em ação de graças por tantos anos de presença no centro da capital. No dia 7 de dezembro, o nosso arcebispo Dom Washington Cruz presidiu missa solene pelos 50 anos de dedicação do templo, isto é, do rito que marcou o início da vida desta igreja. Nessa sagração, o templo é consagrado por excelência à Santíssima Trindade.

Convite

No próximo dia 22, sexta-feira, às 19h, todo o povo de Deus é convidado a participar da missa em ação de graças pelos 80 anos de criação da Paróquia. A missa será presidida pelo bispo auxiliar Dom Moacir Silva Arantes e concelebrada pelo clero arquidiocesano.

Celebrações comemoram datas históricas da igreja mãe da Arquidiocese de Goiânia

Desde o dia 8 de outubro, com uma extensa programação, foram celebradas novenas, todos os domingos, até o dia 3 de dezembro, pelos padres colaboradores; pelo pároco, monsenhor Daniel Lagni; e pelo bispo auxiliar Dom Levi Bonatto. Padres que fazem parte da história dessa igreja também celebraram a novena, como o mons. Luiz Lôbo, que foi pároco por 28 anos. “A Igreja Catedral, a Igreja paróquia, é aquela que sempre oferece um banquete para seus filhos, que é a Santa Missa, que é a Eucaristia que nós celebramos. Nesse banquete, nós saciamos a nossa fome e sede”, refletiu, fazendo alusão à festa que celebra a Catedral, e ao Evangelho (Mt 22,1-14) daquele domingo, 16 de outubro. Outro sacerdote que já foi pároco da Catedral por 13 anos, mons. Aldorando Mendes, presidiu, no dia 22 de outubro, a terceira noite da novena. Em suas palavras, ele enfatizou a importância do doar-se sem medidas pelo Reino. Não o que nos resta, mas todo o nosso ser em retribuição à doação maior, que foi a de Jesus.

No dia 7 de dezembro, Dom Washington Cruz presidiu a missa solene pelos 50 anos de dedicação do templo. Em sua homilia, ele lembrou que a igreja foi dedicada no dia 8 de dezembro de 1966, pelo então núncio apostólico Dom Sebastião Baggio. Explicou também o que é o templo Catedral. “Esta Igreja tem uma peculiaridade: ela é a Igreja Catedral, onde o bispo tem sua cátedra, ou seja, daqui o bispo exerce seu magistério de pastor da Igreja de Goiânia”. Ele enfatizou que mais do que templo de pedra, a Catedral é uma comunidade, povo de Deus. “A Igreja templo é símbolo de Deus, mas ela é também sinal da comunidade. De fato, ela é feita de pedra sobre pedra, mas cada pedra significa um membro. A Igreja (eclesia) tem esse nome porque é comunidade e, mesmo que não existisse Catedral construída, a casa de Deus continuaria a ser o que é: templo do Senhor, comunidade viva no meio do povo”.

Para o pároco, mons. Daniel Lagni, as celebrações comemorativas são importantes porque resgatam a vida da Igreja-mãe, da Arquidiocese de Goiânia. “São 50 anos de dedicação como templo para o culto, para o serviço de Deus e da comunidade, e 80 anos de criação da Paróquia. São momentos singulares na vida da nossa Igreja porque resgatam a história, a memória de quem já trabalhou, viveu, construiu toda essa caminhada, sejam os bispos falecidos, Dom Fernando, Dom Antonio, como os bispos atuais, as comunidades, as pastorais, os movimentos, os grupos, as associações. É um longo caminho de alegria, esperança, sobretudo de fé, tijolos sobre tijolos, construindo a comunidade Igreja dos nossos irmãos e irmãs, por isso damos graças a Deus pelo bem, pela justiça anunciada, vivida durante esses longos anos”.

História

O Decreto de criação da Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora de Goiânia foi expedido pela Cúria Arquidiocesana de Santa’Ana de Goiás, em 22 de dezembro de 1937, sendo nomeados, respectivamente, vigário e coadjutor os Revmos. Cônego Abel Ribeiro (primeiro vigário) e padre Francisco de Sales Peclat, cujas provisões datam de 22 de dezembro de 1937. A Matriz, a primeira de Goiânia, que também é o primeiro templo religioso da nova capital do estado, recebeu a bênção no dia 24 de dezembro de 1937, e teve novenário e missa presidida pelo padre Peclat. A Comissão Organizadora dos festejos foi presidida pela Exma. Sra. Gersina Borges Teixeira, esposa de Pedro Ludovico Teixeira. Seus primeiros dirigentes foram o cônego Abel Ribeiro e o padre Peclat.

Em 1955, com a morte do arcebispo Dom Emanuel, Dom Abel foi eleito vigário capitular. Ele se dedicou ao projeto de reformulação da estrutura física da Província Eclesiástica, com a criação da Arquidiocese de Goiânia. Dom Abel deveria agir rapidamente para que o primeiro arcebispo da Arquidiocese de Goiânia pudesse encontrar, na sua chegada, pelo menos uma Catedral provisória estruturada, embora inacabada. De 1950 a 1955, passaram pela paróquia o cônego Carlos Planger, o padre Jesuflor, o padre Alípio Martinez, o cônego Antonio Ribeiro de Oliveira, que ficou pouco tempo porque foi sagrado bispo em 1961, e o padre João do Carmelo Xavier.

Com os esforços da Comissão das Obras da Catedral, no dia 10 de maio de 1956, Dom Abel procedeu à bênção e à inauguração da Catedral, com a presença de autoridades, associações religiosas e muitos fiéis.

No dia 8 de dezembro de 1966, o então núncio apostólico no Brasil, o cardeal Dom Sebastião Baggio, sagrou a Catedral. Foram 19 anos, dos alicerces à sagração. A partir desse rito litúrgico, a Igreja Nossa Senhora Auxiliadora constituiu-se Catedral definitiva da Arquidiocese.

Fúlvio Costa

Compartilhe

Outras Notícias

Artigos e Formação, Notícias, Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Tribunal Eclesiástico

Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias, Notícias da Arquidiocese

14 de maio de 2025

Notícias, Notícias da Arquidiocese

14 de maio de 2025

Artigos e Formação, Notícias, Notícias da Arquidiocese

14 de maio de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo