Neste sábado, dia 9, aconteceu a reunião mensal de pastoral do mês de abril. O encontro foi realizado, como de costume, na Cidade da Comunhão – Centro Pastoral Dom Fernando. Participaram da reunião, sacerdotes, seminaristas, leigos e leigas.
Neste mês fomos convidados a refletir sobre o Tempo Pascal: "O Grande Domingo", Domingo da Páscoa, em que celebramos a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. O padre Leonardo José de Souza Pinheiro, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, conduziu o momento de reflexão.
Pe. Leonardo José de Souza Pinheiro, é da Arquidiocese de Juiz de Fora – MG. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003), graduação em Teologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora e PUC – RJ (2004), especialização em Formação de Presbíteros Diocesanos pelo ISTA-BH e mestrado em Teologia com especialização litúrgico pastoral no Instituto de Liturgia Pastoral Santa Justina (2010). Atualmente é doutorando em liturgia.

Em sua explanação, o padre destacou que durante o Tempo Quaresmal, nos textos eucológicos, (orações feitas durante a Santa Missa), somos lembrados, em cada celebração, da importância de nos prepararmos bem para vivenciar a Páscoa.
Ao final, padre Leonardo nos deixou algumas indicações e sugestões para vivenciar o Domingo da Páscoa. "Valorizar e vivenciar a riqueza dos sinais, tais como a fogueira, a água e outros; cuidado com a proclamação das leituras; preparar de forma adequada os cantos litúrgicos; valorizar o Círio Pascal – a verdade do sinal; redescobrir a importância na liturgia da Aclamação Memorial; e saborear a riqueza da Eucologia Pascal", afirma o assessor da reunião.
.jpeg)
Após a reflexão do tema deste mês, o assessor respondeu algumas dúvidas dos participantes.
Ao final da reunião, o Inspetor da Polícia Rodovíaria Federal, Newton Moraes, reforçou o compromisso de todos com o cuidado à vida. Todos os anos acontece a "Operação Semana Santa", que consiste em fiscalizar as rodovias federais. As principais condutas a serem combatidas serão: excesso de velocidade, embriaguez ao volante, falta de cinto de segurança e ultrapassagens indevidas. A Bênção das Estradas acontece há 15 anos, e conta com a presença de nosso arcebispo. No Brasil, essa parceria da PRF com a Igreja, só acontece aqui em nossa Arquidiocese.
Clique aqui, e assista a reunião completa no YouTube da Arquidiocese de Goiânia.
Gabriela Rodrigues