>
>
Celebrar os Santos Arcanjos

Celebrar os Santos Arcanjos

No dia 29 de setembro, a Igreja celebra a Festa dos Santos Arcanjos, São Miguel, São Gabriel e São Rafael.

Foto da Catedral

No dia 29 de setembro, a Igreja celebra a Festa dos Santos Arcanjos, São Miguel, São Gabriel e São Rafael. Em todas as Santas Missas, a Igreja Peregrina nesta Terra associa-se à multidão dos anjos que na Jerusalém celeste cantam glória a Deus. No Prefácio da Missa desse dia ou na celebração dos Santos Anjos da Guarda intitulada “A glória de Deus manifestada nos anjos”, o sacerdote reza “É a vós que glorificamos, ao louvarmos os anjos, que criastes e que foram dignos do vosso amor. A admiração que eles merecem nos mostra como sois grande e como deveis ser amado acima de todas as criaturas”.

 

Padre Rodrigo Ferreira de Castro, reitor do Santuário-Basílica Sagrada Família, explica que “Os arcanjos são seres criados por Deus e eles fazem parte da maior hierarquia celeste, não somente eles, como também os anjos criados por Deus. Mas podemos chamá-los de os principais anjos de Deus”.

 

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica (n. 336), “Desde o início até a morte, a vida humana é cercada pela proteção dos anjos e por sua intercessão. Cada fiel é ladeado por um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo à vida”. Por isso, a devoção aos anjos e aos arcanjos deve ser professada pelos católicos numa maior intimidade com o nosso anjo da guarda e com os arcanjos, ou seja, devemos sempre rezar a oração ao anjo da guarda e termos a nossa fé nos três principais arcanjos: Miguel, Rafael e Gabriel. Além disso, precisamos conhecer a hierarquia celeste, o papel dos arcanjos e anjos em nossa vida, contando com sua presença em nossas histórias.

 

“A nossa relação de fé com os santos e arcanjos está ligada à missão que eles têm com cada um de nós, por isso é importante ter uma grande intimidade com seu anjo da guarda. Desde criança, aprendemos com a tradição de nossa fé, com nossos pais e na catequese que os anjos estão sempre presentes, cuidando de cada um de nós e nos guardando, além da missão que cada arcanjo executa na vida da Igreja”, orienta padre Rodrigo.

 

Santos Arcanjos

São Miguel é o arcanjo que nos ajuda na luta travada contra o mal. Seu nome, em hebraico, significa “aquele que é similar a Deus”, que pode ser interpretado como uma pergunta retórica “Quem como Deus?”. São Miguel é aquele que está sempre presente na nossa vida, libertando-nos e livrando-nos de todos os males do demônio. A imagem de São Miguel o mostra pisando na cabeça do mal e nos garante a grande certeza de que ele é nosso defensor com a sua espada. Com a sua bainha levantada, ele está sempre pronto para nos libertar de todo mal e, assim, nos ajudar na vida, libertando-nos das ciladas do inimigo.

 

São Rafael é o arcanjo que cura. Ele tem esse papel muito especial na nossa vida, sempre nos indicando o caminho. Deus é médico e remédio. Deus nos quer sarados, Deus nos quer curados. O Arcanjo Rafael traz essa grande graça na nossa vida: a certeza de que, ao caminharmos em nossa vida, encontraremos a cura, a graça, a bênção, a paz e a proteção. Podemos destacar a presença de São Rafael em dois eventos importantes da vida da Igreja, aos pés de Nossa Senhora, a Mãe Desatadora de Nós, e também com Sara e Tobias, no encontro bonito desse casal que nos encanta e nos mostra o céu (Tb 7,12)

São Gabriel é o arcanjo da mensagem, o arcanjo do sonho que cuidou especialmente da Sagrada Família de Nazaré. Dessa forma, ele aparece para nós em dois momentos muito importantes para a nossa fé. Foi São Gabriel que apareceu a Nossa Senhora no Mistério da Anunciação, dizendo que ela conceberia pela ação do Espírito Santo e daria à luz o Filho de Deus. Depois, aparece em sonho a São José, que pensava em abandonar Maria em segredo. A Sagrada Escritura nos relata a fala de São Gabriel ao pai adotivo de Jesus: “Não tenha medo de receber Maria por sua esposa, o que nela foi gerado é ação do Espírito Santo”. Neste ano dedicado a São José, cabe a nós uma especial devoção ao arcanjo São Gabriel para que as mensagens boas e maravilhosas, que tornaram a Sagrada Família esse grande dom de Deus da nossa fé, sejam verdade em nossa vida e nas nossas histórias.

 

Marcos Paulo Mota

Compartilhe

Outras Notícias

Arquidiocese

Artigos e Formação, Notícias, Notícias da Arquidiocese
Notícias, Notícias da Arquidiocese, Tribunal Eclesiástico

Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias, Notícias da Arquidiocese

14 de maio de 2025

Notícias, Notícias da Arquidiocese

14 de maio de 2025

Notícias, Notícias da Arquidiocese

14 de maio de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo