No dia 29 de setembro, a Igreja celebra a Festa dos Santos Arcanjos, São Miguel, São Gabriel e São Rafael. Em todas as Santas Missas, a Igreja Peregrina nesta Terra associa-se à multidão dos anjos que na Jerusalém celeste cantam glória a Deus. No Prefácio da Missa desse dia ou na celebração dos Santos Anjos da Guarda intitulada “A glória de Deus manifestada nos anjos”, o sacerdote reza “É a vós que glorificamos, ao louvarmos os anjos, que criastes e que foram dignos do vosso amor. A admiração que eles merecem nos mostra como sois grande e como deveis ser amado acima de todas as criaturas”.
Padre Rodrigo Ferreira de Castro, reitor do Santuário-Basílica Sagrada Família, explica que “Os arcanjos são seres criados por Deus e eles fazem parte da maior hierarquia celeste, não somente eles, como também os anjos criados por Deus. Mas podemos chamá-los de os principais anjos de Deus”.
De acordo com o Catecismo da Igreja Católica (n. 336), “Desde o início até a morte, a vida humana é cercada pela proteção dos anjos e por sua intercessão. Cada fiel é ladeado por um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo à vida”. Por isso, a devoção aos anjos e aos arcanjos deve ser professada pelos católicos numa maior intimidade com o nosso anjo da guarda e com os arcanjos, ou seja, devemos sempre rezar a oração ao anjo da guarda e termos a nossa fé nos três principais arcanjos: Miguel, Rafael e Gabriel. Além disso, precisamos conhecer a hierarquia celeste, o papel dos arcanjos e anjos em nossa vida, contando com sua presença em nossas histórias.
“A nossa relação de fé com os santos e arcanjos está ligada à missão que eles têm com cada um de nós, por isso é importante ter uma grande intimidade com seu anjo da guarda. Desde criança, aprendemos com a tradição de nossa fé, com nossos pais e na catequese que os anjos estão sempre presentes, cuidando de cada um de nós e nos guardando, além da missão que cada arcanjo executa na vida da Igreja”, orienta padre Rodrigo.
Santos Arcanjos
São Miguel é o arcanjo que nos ajuda na luta travada contra o mal. Seu nome, em hebraico, significa “aquele que é similar a Deus”, que pode ser interpretado como uma pergunta retórica “Quem como Deus?”. São Miguel é aquele que está sempre presente na nossa vida, libertando-nos e livrando-nos de todos os males do demônio. A imagem de São Miguel o mostra pisando na cabeça do mal e nos garante a grande certeza de que ele é nosso defensor com a sua espada. Com a sua bainha levantada, ele está sempre pronto para nos libertar de todo mal e, assim, nos ajudar na vida, libertando-nos das ciladas do inimigo.
São Rafael é o arcanjo que cura. Ele tem esse papel muito especial na nossa vida, sempre nos indicando o caminho. Deus é médico e remédio. Deus nos quer sarados, Deus nos quer curados. O Arcanjo Rafael traz essa grande graça na nossa vida: a certeza de que, ao caminharmos em nossa vida, encontraremos a cura, a graça, a bênção, a paz e a proteção. Podemos destacar a presença de São Rafael em dois eventos importantes da vida da Igreja, aos pés de Nossa Senhora, a Mãe Desatadora de Nós, e também com Sara e Tobias, no encontro bonito desse casal que nos encanta e nos mostra o céu (Tb 7,12)
São Gabriel é o arcanjo da mensagem, o arcanjo do sonho que cuidou especialmente da Sagrada Família de Nazaré. Dessa forma, ele aparece para nós em dois momentos muito importantes para a nossa fé. Foi São Gabriel que apareceu a Nossa Senhora no Mistério da Anunciação, dizendo que ela conceberia pela ação do Espírito Santo e daria à luz o Filho de Deus. Depois, aparece em sonho a São José, que pensava em abandonar Maria em segredo. A Sagrada Escritura nos relata a fala de São Gabriel ao pai adotivo de Jesus: “Não tenha medo de receber Maria por sua esposa, o que nela foi gerado é ação do Espírito Santo”. Neste ano dedicado a São José, cabe a nós uma especial devoção ao arcanjo São Gabriel para que as mensagens boas e maravilhosas, que tornaram a Sagrada Família esse grande dom de Deus da nossa fé, sejam verdade em nossa vida e nas nossas histórias.
Marcos Paulo Mota