Na manhã de ontem, 13 de abril, o Colégio Santa Clara recebeu a Tocha da Paz, encerrando o seu percurso no estado de Goiás. A passagem da tocha pelas escolas do Brasil acontece há 21 anos e é uma iniciativa de professores voluntários, juntamente com a Comissão Nacional da Tocha da Paz, em parceria com a ONU e a Unesco.
O Colégio Santa Clara, em Goiânia, foi a única escola particular e católica que recebeu o convite. Segundo a comissão, “a Tocha da Paz simboliza a união dos povos em busca de um objetivo maior, o amor a Deus e à pátria, laços de amizade e confraternização, repúdio ao terrorismo, às drogas e quaisquer outros atos de discriminação ou violência humana”.

A Tocha da Paz já percorreu vários estados e municípios da Federação Brasileira, sendo a quarta vez em nosso estado. “Esperamos, com essa iniciativa, pregar a cultura de paz dentro da escola. Contra a violência e contra as drogas. Colocando a escola em primeiro lugar”, destaca Roberto Guimarães, presidente da Comissão Nacional da Tocha da Paz.
Cotidianamente são desenvolvidos projetos e ações em prol da construção da paz e do bem, afirma Simone Aparecida Ferreira, diretora do colégio. “Todos os nossos projetos e ações são pautados nos valores franciscanos, o amor, a acolhida, a escuta, o diálogo e a capacidade de resolução de conflitos”, ressalta.

Padre David Pereira de Jesus, Vigário Episcopal para a Cultura e Educação, relembra a passagem de Marcos 16-15: “Ide e pregai o evangelho, a toda criatura”, mas destaca a fala de São Francisco que nos diz: “evangelize sempre e, se necessário, use palavras”.