>
>
Começa o Maio Amarelo

Começa o Maio Amarelo

Por um trânsito mais humano, consciente e seguro

 

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realiza, mais uma vez, o projeto Maio Amarelo, que tem o objetivo de conscientizar motoristas, evitar acidentes e chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Esse é um projeto que não acontece somente no Brasil. Outros 26 países apoiam essa iniciativa, tais como Estados Unidos, Argentina, Uruguai, Holanda, Reino Unido, Angola, Índia, dentre outros. A ideia dessa proposta nasceu em março de 2010, por meio de uma Assembleia-Geral das Nações Unidas, em que foram apresentados dados, com base na Organização Mundial da Saúde (OMS), que contabilizaram, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidentes de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas. Com isso, foi definido que, entre os anos de 2011 a 2020, será a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.

Segundo dados da OMS, cerca de três mil vidas são perdidas por dia nas estradas e ruas devido a acidentes de trânsito, que são a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de 518 bilhões de dólares por ano e um percentual entre 1% e 3% do Produto Interno Bruto (PIB) de cada país. Pesquisas realizadas em 2017 mostraram que o Brasil é o quarto país com o maior número de mortes por acidentes de trânsito. Estima-se que há cerca de 50 mil mortes por ano e 400 mil pessoas ficam com alguma sequela. O custo com esses acidentes para o país é de R$ 56 bilhões, segundo levantamento realizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária.

O projeto Maio Amarelo é uma tentativa de diminuir esses percentuais, com a promoção de eventos, palestras e atividades de conscientização para pessoas de todas as idades, visando criar um trânsito mais humano, consciente e seguro. Por isso, a Arquidiocese de Goiânia apoia esse projeto, pois acredita que um mundo melhor é feito por pessoas que dão valor à vida, que amam e cuidam do próximo e que têm consciência não só em dirigir de forma segura, mas também de ter uma vida que empregue o amor, o cuidado e a paz para si e para o próximo.

(Por Isabella Garcia, acadêmica de Jornalismo na PUC Goiás, estagiária no Vicom)

Compartilhe

Outras Notícias

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Artigos e Formação, Notícias, Palavra do Arcebispo

08 de dezembro de 2025

Notícias

02 de dezembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo