>
>
Começamos a viver o Tempo Comum

Começamos a viver o Tempo Comum

Tempo Comum

Nesta segunda-feira, dia 10, começamos a vivenciar o Tempo Comum. Este tempo litúrgico é caracterizado pela cor verde e compreende 33 ou 34 semanas. Padre João Batista de Lima, coordenador da Liturgia, explica que este tempo é dividido em duas partes. “A primeira parte começa no dia seguinte à celebração da Festa do Batismo do Senhor e se estende até a terça-feira antes da Quarta-feira de Cinzas, quando começa a santa Quaresma.” Já a segunda parte nós vivenciamos depois do Ciclo Pascal. Ela tem início na segunda-feira após Pentecostes e se estende até a Festa de Cristo Rei. Conforme o professor Felipe Aquino, “a primeira parte é um momento de escuta da Palavra e do anúncio do Reino de Deus”, e a segunda, é o tempo de “pôr em prática a vivência do Reino”.

De acordo com o coordenador da Liturgia, a tônica das 33 ou 34 semanas do Tempo Comum é baseada pela leitura contínua do Evangelho do ano. “Para nós, neste caso, que estamos no Ano C, a leitura contínua é do Evangelho de Lucas.” No Guia litúrgico-pastoral da CNBB compreendemos que, neste tempo, “cada texto do Evangelho proclamado nos coloca no seguimento de Jesus Cristo, desde o chamamento dos discípulos até os ensinamentos a respeito dos fins dos tempos”.

O padre João Batista fala que devemos experienciar o Tempo Comum pela Lectio Divina, vivendo a Palavra de Deus, especialmente os domingos, e deixando que esta Palavra conduza os nossos passos. Também temos as festas do Senhor e a comemoração das testemunhas do Mistério Pascal (Maria, Apóstolos e Evangelistas, depois Santos e Santas).

Solenidades do Senhor no Tempo Comum

Quatro celebrações acontecem no Tempo Comum. Elas são móveis porque a sua data depende da Páscoa:

Santíssima Trindade: é celebrada no domingo seguinte ao de Pentecostes (12/6);

Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo: a Solenidade de Corpus Christi acontece na quinta-feira após a celebração da Santíssima Trindade (16/6);

Sagrado Coração de Jesus: acontece na segunda sexta-feira após a Festa de Corpus Christi (24/6);

Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo: é celebrada no último domingo do Tempo Comum, ou seja, no 34º domingo (20/11). 

Larissa Costa

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo