>
>
Comemoração de todos os Fiéis Defuntos

Comemoração de todos os Fiéis Defuntos

Dia de fazer memória das nossas raízes

A Igreja no mundo todo celebra na próxima segunda-feira, 2, o Dia de todos os Fiéis Defuntos, dia que nos traz à memória os nossos familiares e amigos queridos que Deus chamou para junto de si. Neste ano de 2020, o luto esteve presente em milhares de famílias que perderam seus entes queridos, em especial pela pandemia da covid-19, que tanto tem ferido a população mundial.

 

À luz da Palavra de Deus, somos convidados a refletir sobre a esperança de sermos consolados pela graça e a misericórdia de Deus. No livro de Isaías (40,31), Deus nos fala através do profeta. “Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão.”

 

Em sua homilia para o Dia de Finados de 2018, o papa Francisco apresentou três dimensões desse dia para nos ajudar a refletir a memória, a esperança e o caminho. “O Dia de Finados é um dia de memória do passado, para recordar aqueles que caminharam antes de nós, que nos acompanharam, nos deram a vida. Recordar é fazer memória. A memória é aquilo que fortalece um povo porque se sente radicado num caminho, numa história, num povo. A memória faz com que compreendamos que não estamos sozinhos, somos um povo que tem uma história, um passado, uma vida.

 

Não é fácil fazer memória. Muitas vezes, temos dificuldade de pensar no que aconteceu na nossa vida, na nossa família, no nosso povo, mas celebrar todos os Fiéis Defuntos é dia de memória que nos leva às nossas raízes familiares ou de amizade, nos faz lembrar de pessoas que Deus nos deu a graça de conviver e que estão junto dele na glória celeste. É também um dia de esperança: a Palavra de Deus mostra-nos o que nos espera. Um céu novo, uma terra nova e a cidade santa de Jerusalém, nova. Linda imagem usada para nos fazer entender o que nos espera: “Vi descer do céu, de junto de Deus, a Cidade Santa, a nova Jerusalém, como uma esposa ornada para o esposo” (cf. Ap 21,2). Espera-nos a beleza… Memória e esperança, esperança de nos encontrarmos, de chegarmos onde está o Amor que nos criou, o Amor que nos espera: o amor do Pai.

 

E entre memória e esperança há a terceira dimensão, a do caminho que devemos percorrer e que atravessamos. E como percorrer o caminho sem errar? Quais são as luzes que me ajudarão a não errar a estrada? Qual é o “navegador” que o próprio Deus nos concedeu para não errar o caminho? São as Bem-Aventuranças que, no Evangelho, Jesus nos ensinou. Essas Bem-Aventuranças ‒ a mansidão, a pobreza de espírito, a justiça, a misericórdia, a pureza de coração ‒ são as luzes que nos acompanham para não errarmos a estrada: esse é o nosso presente”.

 

Hoje, bispo da Diocese de Teófilo Otoni (MG), Dom Messias dos Reis Silveira lançou, em 2015, quando ainda era bispo de Uruaçu (GO), um livro chamado “Superar a dor do Luto”. Nesse livro o bispo dá dicas de como podemos superar o luto e a saudade. “A morte é uma despedida. Na morte temos que nos despedir da pessoa que amamos. Temos que deixá-la partir para um encontro definitivo com Deus. É preciso olhar para o futuro e não querer aprisionar a pessoa no passado, ou nas boas experiências que se viveu”.

 

Neste ano a Celebração de todos os Fiéis Defuntos será diferente em nossa Arquidiocese, como explica o padre Jonisoncley Santos, coordenador da Pastoral da Esperança da Arquidiocese de Goiânia. “A Igreja de Goiânia, reconhecendo os protocolos de cuidados emitidos pelos municípios, que proíbe a celebração de missas e cultos nos cemitérios, orienta seus fiéis a rezarem as missas de Finados em suas respectivas paróquias. A oração pelos mortos ajuda a consolar a perda das pessoas que amamos, principalmente neste tempo de pandemia em que não tem sido possível curar bem e vivenciar o luto. Supliquemos, em oração, que Deus nos cure o luto mal vivido.”

 

Não haverá Missas nos Cemitérios

Vicariato de Campinas
Vicariato Centro
Vicariato Leste
Vicariato Oeste
Vicariato de Aparecida de Goiânia

 

Haverá Missas nos Cemitérios

Vicariato de Senador Canedo
Cemitério Parque Memorial: 30/10: 15h   –   31/10: 15h   –   2/11: 15h
Cemitério Municipal de Senador Canedo: 8h,10h, 12h e 16h
Cemitério Municipal de Bela Vista: 8h,10h e 16h

Vicariato de Inhumas
Cemitério de Itauçu: 7h
Cemitério de Araçu: 9h30
Cemitério de Santo Antônio de Goiás: 9h

Vicariato de Silvânia
Cemitério de Bonfinópolis: 8h
Cemitério de Leopoldo de Bulhões: 10h

Vicariato de Trindade
Cemitério de Campestre: 8h
Cemitério de Guapó: 8h30

 

Clique aqui e confira os horários das Santas Missas de Finados da sua paróquia

 

Oração pelos parentes falecidos

“Pai Santo, Deus Eterno e Todo-Poderoso, neste momento de fé, na presença de Jesus Cristo, nosso Divino Redentor, por intercessão de Maria Santíssima e São José, eu vos peço por (nome do falecido), que chamastes deste mundo. Dai-lhe a felicidade, a luz e a paz. Que ele (a) tendo passado pela morte, participe do convívio de vossos santos na Vida Eterna, como prometestes a Abraão e à sua descendência. Que sua alma seja libertada das penas temporais, e vos digneis ressuscitá-lo (a) com os vossos santos no dia da ressurreição e da recompensa. Perdoai-lhe os pecados para que alcance junto a vós a vida imortal no reino eterno. Dai-lhe, Senhor, o descanso eterno e brilhe para ele (a) a vossa Luz! Que (nome do falecido) e todos os fiéis defuntos, pela misericórdia de Deus, descanse em paz! Amém!”

 

Bênção do túmulo

Oremos. Senhor Jesus Cristo, que, repousando três dias no sepulcro, santificastes com a esperança da ressurreição os túmulos daqueles que creem em Vós, fazeis que o corpo do vosso (a) servo (a) durma e descanse em paz nesta sepultura, até ao dia em que Vós, que sois a ressurreição e a vida, o façais resplandecer com a luz da ressurreição, para que possa contemplar no esplendor do vosso rosto a luz eterna do Céu. Vós, que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.

 

(Rezar o Creio, um Pai-Nosso e uma Ave-Maria)
 

Marcos Paulo Mota

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo