>
>
Comissão para a Vida e a Família da CNBB

Comissão para a Vida e a Família da CNBB

Comissão busca unir forças com movimentos eclesiais

Com o objetivo de aumentar o engajamento e a ajuda mútua na evangelização das famílias, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) convidaram representantes de Movimentos Eclesiais que atuam com famílias para um dia de partilha de experiências à luz da Eclesiologia do Papa Francisco e das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023). O encontro foi realizado neste sábado, 14 de março, em Brasília (DF).

 

A ideia do encontro nasce da recordação de que os Movimentos Eclesiais sempre colaboraram no processo de construção do serviço evangelizador prestado às famílias. De acordo com a Pastoral Familiar,  constata-se, no Brasil, que muitos dos membros dos Movimentos Eclesiais colaboram nos diversos trabalhos sistemáticos que a Pastoral Familiar desenvolve e outros tantos entre estes são membros dos movimentos e também agentes da Pastoral.

 

O bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers, falou deste “encontro importante” com as coordenações e responsáveis dos movimentos em nível nacional que trabalham a questão da família no Brasil: “Foi um momento histórico, de extrema importância, porque retomamos a Familiaris Consortio e, agora, na perspectiva da Amoris Laetitia, confirmamos de alguma maneira a importância de um trabalho cooperativo, uma frente de trabalho que possa unir todos os que se dedicam à questão da família no Brasil, tendo em vista as fragilidades tanto sociais, políticas, econômicas e religiosas que a família vem enfrentando”.

om Ricardo Hoepers | Foto: CNPF/Luiz Lopes Jr

O encontro contou com a presença de representantes, entre casais e assessores eclesiásticos (bispos, religiosa e padre) do Movimento Famílias Novas, dos Focolares; das Equipes de Nossa Senhora; do Encontro de Casais com Cristo (ECC); da Aliança de Casais com Cristo (ACC); do Ministério para as Famílias da Renovação Carismática Católica (RCC); do Movimento Familiar Cristão e do Caminho Neocatecumenato.

 

“Cada movimento trouxe um pouco da sua perspectiva, do seu carisma. Foi muito enriquecedor ver a dedicação e a organização dos movimentos em nível nacional e internacional”, partilhou dom Ricardo.

 

Para o bispo, a aproximação maior com os movimentos que atuam com as famílias representa “um potencial muito grande” e “uma frente de trabalho muito profícua”, com possibilidade de fortalecimento de projetos e das perspectivas em torno do que a Igreja pede no cuidado com a família. “Assim, penso que demos um grande passo como Comissão Vida e Família, o primeiro de muitos que virão unindo as forças em torno da defesa e da promoção da família no Brasil.”

 

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas, mesa e área interna. “Sempre tivemos esse desejo de buscar essa integração porque todos esses movimentos fazem trabalho de Pastoral Familiar e muito contribuem com a pastoral. No fim, o objetivo é o mesmo”, ressalta o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Luiz e Káthia Stolf.

 

“Esse desejo, essa vontade, essa determinação de, por parte deles, se colocarem à disposição nesse serviço junto à Pastoral Familiar é de fundamental importância”, avalia o casal coordenador nacional.

 

Propostas
A Comissão Episcopal e os movimentos devem “unir forças” num trabalho em conjunto do ponto de vista de atividades, oferta mútua de materiais e especialistas, publicações e formações. De acordo com dom Ricardo, serão incentivadas as participações em iniciativas como a Semana da Família, os Congressos Nacionais e internacionais e o Simpósio e a Peregrinação, em Aparecida. “Essas atividades nacionais podem e devem ser vividas, partilhadas e convocadas e participadas por todos que trabalham com família no Brasil”, ressalta.

 

Presenças
Além de dom Ricardo Hoepers, outros dois bispos estiveram presentes: dom Moacir Arantes, bispo auxiliar de Goiânia (GO), e dom Adair José Guimarães, bispo de Formosa (GO), respectivamente, secretário e vice-presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB.

 

Via CNBB

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo