4. O que é a Igreja doméstica

19/03/2021

O que é a Igreja doméstica

Em decorrência da pandemia do Coronavírus, o uso do termo “Igreja doméstica” está em alta. Mas, afinal, o que é Igreja Doméstica?

O que é a Igreja doméstica - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

O catecismo da Igreja Católica diz no parágrafo 1656, “ Nos nossos dias, num mundo muitas vezes estranho e até hostil à fé, as famílias crentes são de primordial importância, como focos de fé viva e irradiante. É por isso que o II Concílio do Vaticano chama à família, segundo uma antiga expressão, "Ecclesia domestica – Igreja doméstica” (181). É no seio da família que os pais são, “pela palavra e pelo exemplo [...], os primeiros arautos da fé para os seus filhos, ao serviço da vocação própria de cada um e muito especialmente da vocação consagrada”.

No parágrafo 1657 vemos que “ É aqui que se exerce, de modo privilegiado, o sacerdócio baptismal do pai de família, da mãe, dos filhos, de todos os membros da família, “na recepção dos sacramentos, na oração e acção de graças, no testemunho da santidade de vida, na abnegação e na caridade efectiva” (183). O lar é, assim, a primeira escola de vida cristã e “uma escola de enriquecimento humano” (184). É aqui que se aprende a tenacidade e a alegria no trabalho, o amor fraterno, o perdão generoso e sempre renovado, e, sobretudo, o culto divino, pela oração e pelo oferecimento da própria vida”.

Nesse sentido, o papa Francisco comunicou na Exortação apostólica Amoris Laetitia, parágrafo 58. “Diante das famílias e no meio delas, deve ressoar sempre de novo o primeiro anúncio, que é o “mais belo, mais importante, mais atraente e, ao mesmo tempo, mais necessário”[50] e “deve ocupar o centro da atividade evangelizadora”.[51] É o anúncio principal, “aquele que sempre se tem de voltar a ouvir de diferentes maneiras e aquele que sempre se tem de voltar a anunciar, duma forma ou doutra”.[52] Porque “nada há de mais sólido, mais profundo, mais seguro, mais consistente e mais sábio que esse anúncio” e “toda a formação cristã é, primariamente, o aprofundamento do querigma”.[53]”.

Portanto, neste contexto, os pais são os nossos primeiros catequistas. E, além disso, a família é o santuário da vida, como nos ensina o catecismo da Igreja Católica. A casa daquele que crer em Cristo é o primeiro local onde os filhos aprendem sobre a fé, por isso, a família se chama “Igreja Doméstica” (Comunidade de graça e de oração, escola de virtudes humanas e de caridade cristã - CIC 1666).

Suzany Marques