4. Presidência da CNBB visitou Papa Francisco e os Dicastérios da Cúria Romana

11/01/2024

Presidência da CNBB visitou Papa Francisco e os Dicastérios da Cúria Romana

Presidência da CNBB visitou Papa Francisco e os Dicastérios da Cúria Romana - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Na semana de 8 a 12 de janeiro, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cumpriu a missão anual de visitar os Dicastérios da Cúria Romana, no Vaticano, e também a visita ao Papa Francisco. Esta é a primeira vez que a atual presidência participa dessa agenda. De acordo com o presidente, Dom Jaime Spengler, o momento foi de “partilha, comunhão e solidariedade entre a igreja do Brasil e a igreja de Roma, especificamente a Santa Sé”.

Durante a semana os bispos da presidência da CNBB visitaram e conheceram os Dicastérios que integram a Cúria Romana. Na manhã da quinta-feira, dia 11, a presidência se encontrou, em audiência com o Santo Padre. Nosso arcebispo, Dom João Justino, e também primeiro vice-presidente da CNBB, destacou que os dias na Santa Sé estão sendo de muita comunhão entre a Igreja no Brasil e os Dicastérios da Cúria Romana, especialmente o encontro com o Santo Padre. “Ele mais uma vez abre o seu coração para a Igreja no Brasil, escutando nossas demandas, preocupações e também nossos passos e conquistas”.

Os bispos também entregaram ao Pontífice o texto-base da Campanha da Fraternidade 2024. Dom Jaime disse que o Papa ficou impressionado com o tema e também com a arte do cartaz da campanha. Ele explicou que o Santo Padre ficou muito impressionado. “A arte fala de comunhão, fraternidade e de se encontrar ao redor da mesa. Isto o impressionou e ele incentivou a continuar assim”.

No encontro com o Santo Padre, o Papa Francisco, o Arcebispo de Goiânia, Dom João Justino, presenteou o Pontífice com dois pares de meia de lã, tecidos por sua mãe, Maria de Lourdes de Medeiros. Na mensagem entregue ao Papa, com o par de meias, Dom João destacou que sua mãe “reza todos os dias pelo Papa Francisco e pela Igreja. Reza, também, pelo seu ministério de Arcebispo de Goiânia.”

Fotos: Vatican Media