Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Notícias
  4. Segunda sessão da Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos

17/09/2024

Segunda sessão da Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos

Essa é a segunda e última etapa do sínodo dos bispos, que teve seu início no dia 9 de outubro de 2021

Segunda sessão da Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Ontem, 16 de setembro, foi apresentada a organização da segunda sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que vai acontecer de 2 a 27 de outubro de 2024. Essa é a segunda e última etapa do sínodo dos bispos, que teve seu início no dia 9 de outubro de 2021, com o tema: “Para uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão.”

 

Na coletiva de imprensa o cardeal Mario Grech, secretário-geral do Sínodo, falou que essa última sessão do Sínodo sobre a sinodalidade, assim como a primeira, “será precedida de dois dias de retiro espiritual”, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, no Vaticano, guiados pelas meditações do padre Dominicano Timothy Radcliffe e pela madre Ignazia Angelini, beneditina, que depois animarão a oração durante os dias do Sínodo, juntamente com o padre camaldulense Matteo Ferrari, responsável pelas liturgias, e os monges de Camaldoli.

 

Jornalista Filipe Domingues / Arquivo pessoal - Internet 

 

 

O jornalista brasileiro e diretor do Lay Centre, Filipe Domingues, participou da coletiva e em entrevista para o Vatican News ele destacou qual será a grande novidade dessa segunda etapa do Sínodo dos Bispos. “E uma     grande novidade, talvez a maior desse segundo momento e desse momento final do Sínodo sobre a sinodalidade, é que vai ter uma celebração penitencial aqui na Basílica de São Pedro. O que é isso? A celebração penitencial é  quando os participantes dessa celebração se apresentam diante de Deus, pedindo perdão e pedindo a graça do perdão de Deus e também entre si, entre os que estão ali”, explica o jornalista.   


 

 

Para essa celebração penitencial presidida pelo Papa Francisco, serão colocados testemunhos de três vítimas de abusos, da guerra e da indiferença perante as migrações. A celebração será aberta a todos, especialmente aos jovens, é o que ressalta o cardeal Jean-Claude Hollerich, relator-geral da assembleia, “porque é a eles que é confiada a mensagem de que a Igreja está nesta dinâmica de conversão”, e porque “os jovens sofrem pelos nossos pecados e pelos pecados da Igreja”.


 

Leia o Relatório Síntese em vista da segunda sessão da Assembleia, publicado em outubro de 2023. 


 

Fonte: Vatican News 

 

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar