4. A Igreja é muito maior que Roma e a Europa!

18/09/2024

A Igreja é muito maior que Roma e a Europa!

Papa Francisco fala sobre sua 45ª Viagem Apostólica com destino à Ásia e Oceania

A Igreja é muito maior que Roma e a Europa! - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

A viagem apostólica à Indonésia, Papua Nova Guiné, Timor-Leste e Singapura foi o tema da catequese do Papa na Audiência Geral desta quarta-feira, 18 de setembro.

E viajar, explicou o Santo Padre, não é fazer turismo, mas é evangelizar. Paulo VI, em 1970, foi o primeiro Papa a voar em direção ao sol nascente, visitando por muito tempo as Filipinas e a Austrália, mas também parando em vários países asiáticos e nas Ilhas Samoa. “Uma viagem memorável”, disse Francisco, afirmando que também nisso tentou seguir o seu exemplo. “Agradeço ao Senhor que me permitiu fazer como velho Papa o que gostaria de ter feito como jovem jesuíta”, acrescentou.

“Uma primeira reflexão que surge espontaneamente depois desta viagem é que ao pensarmos na Igreja somos ainda demasiado eurocêntricos, ou, como se costuma dizer, ocidentais. Na realidade, a Igreja é muito maior, muito maior que Roma e a Europa, muito maior! Também ouso dizer muito mais viva nesses países!”

“Experimentei isso de forma emocionante, encontrando aquelas comunidades, ouvindo os testemunhos de padres, freiras, leigos, sobretudo catequistas. Igrejas que não fazem proselitismo, mas que crescem através da “atração”, como disse sabiamente Bento XVI.”

Na Indonésia, os cristãos representam cerca de 10% e os católicos 3%, “uma minoria”, lembrou o Papa. Ali, encontrou “uma Igreja viva, dinâmica, capaz de viver e transmitir o Evangelho”.

Na Papua Nova Guiné, um arquipélago que se estende até à imensidão do Oceano Pacífico, o Papa disse que encontrou “a beleza de uma Igreja missionária em saída”.

Em Timor-Leste, o Papa viu a juventude da Igreja: famílias, crianças, jovens, muitos seminaristas e aspirantes à vida consagrada. Respirei “ar de primavera”!”

A última etapa foi Singapura. Neste rico país, também existem os “pequenos”, que seguem o Evangelho e se tornam sal e luz, testemunhas de uma esperança maior do que aquela que os ganhos econômicos podem garantir.

Francisco agradeceu aos povos que o “acolheram com tanto carinho e amor”, aos governantes e a Deus pelo “dom desta viagem”.

Assista à Audiência Geral, desta quarta-feira, clicando aqui.

Matéria produzida pelo Vatican News.