Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Notícias
  4. Semana de Formação sobre o Dízimo na Arquidiocese de Goiânia

13/11/2024

Semana de Formação sobre o Dízimo na Arquidiocese de Goiânia

Semana de Formação sobre o Dízimo na Arquidiocese de Goiânia - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

De 5 a 9 de novembro foi realizada a Semana de Formação sobre o Dízimo na Arquidiocese de Goiânia. O assessor, Aristides Madureira, abordou temas como a gestão e o reavivamento da Pastoral do Dízimo com diferentes grupos de nossa Arquidiocese.

 

Nos dias 5 e 6, a formação foi direcionada ao clero, com o tema: "O dízimo na gestão eclesial". No dia 7, a formação foi destinada aos secretários e secretárias paroquiais, e no dia 8, os Conselhos CPP e CAEP se reuniram para aprofundar o assunto. A semana de formação foi uma oportunidade para os grupos aprenderem sobre novas tecnologias e como elas podem auxiliar no aprimoramento da gestão pastoral.

 

No dia 9 de novembro, foi a vez de todas as outras lideranças de nossa Arquidiocese participarem da formação. O assessor, Aristides, falou sobre o verdadeiro sentido do dízimo e sua presença na história. “O dízimo está presente na história da humanidade desde o princípio, desde quando Abraão começa sua caminhada para uma terra prometida (...) Houve um período da história em que as nossas equipes faziam alocação de recursos, depois tivemos um momento em que passamos a ser considerados pastorais, ou seja, as nossas equipes não cuidam de dinheiro, mas cuidam das pessoas. Hoje, nos encontramos diante de uma realidade que nos desafia e exige de nós uma postura de gestão”.

 

 

 

Segundo o palestrante, a postura de gestão da Pastoral do Dízimo necessita de uma “economia realmada”, como nos convida o Papa Francisco. No centro dessa economia deve estar o ser humano, e para isso, é importante que a pastoral tenha “uma equipe de comunicação, uma equipe de visitas, uma equipe de plantão, coordenação e vice-coordenação”.

 

Na reunião, também foi apresentada a Comissão Arquidiocesana da Pastoral do Dízimo que, segundo Dom João Justino, irá “mobilizar a nossa Arquidiocese, de modo gradual, passo a passo, para que nossas comunidades e paróquias cresçam na consciência do que significa ser dizimista”.

 

Uma forma de levar todo o conteúdo da formação e o verdadeiro significado de ser dizimista para as paróquias é, primeiramente, através do testemunho. Depois, é preciso olhar para a pastoral de uma nova maneira, pois, como explicou o palestrante, a pastoral “não é um grupo simplesmente para alocar recursos na hora da missa, mas uma pastoral que age com zelo e que, juntamente com outros organismos, projeta a paróquia para um futuro mais eficiente na evangelização".

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar