Você está em:
26/02/2025
1º Conselho Episcopal Regional do ano de 2025

Os bispos do Regional Centro-Oeste da CNBB estão reunidos em Conselho Episcopal Regional (CONSER) o primeiro do ano de 2025, na sede do Regional em Goiânia. O encontro teve início na segunda-feira, 24 de fevereiro e segue até quinta-feira, dia 27.
Os bispos celebraram no dia 24, os 42 anos do Seminário São João Maria Vianney com Santa Missa naquela casa de formação de presbíteros, presidida pelo Cardeal Dom Paulo Cezar, arcebispo de Brasília. Após a celebração, eles confraternizaram com os seminaristas e vários padres.
Na pauta deste primeiro CONSER do ano, os bispos tratam de vários temas importantes, entre eles, o acompanhamento dos presbíteros pelos bispos no regional. “Nós ouvimos mais uma vez as impressões dos padres das nossas dioceses, reconhecendo o valor dessa vocação, a dedicação dos presbíteros aos irmãos e irmãs em várias instâncias nas nossas paróquias, pastorais e movimentos, vemos eles como cuidadores que precisam também de acompanhamento e de cuidado e queremos favorecer com a nossa atenção e também com a preparação e articulação da Pastoral Presbiteral o acompanhamento e o apoio para o crescimento, a saúde e o bem estar deles para que continuem animando nas paróquias e demais serviços em nossas dioceses”, destacou Dom Waldemar Passini Dalbello, presidente do Regional.
Um segundo ponto da pauta do CONSER foi sobre as novas Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) que são formuladas a cada quatro anos e neste ano será aprovado o novo documento na Assembleia dos Bispos, em Aparecida (SP) de 30 de abril a 09 de maio.
O Ano Jubilar é outro tema importante deste CONSER. Dom Waldemar explicou que todos os bispos estão admirados quanto a abertura dos fiéis à vivência deste tempo de graça. “Percebemos o quanto o povo está motivado a peregrinar às diversas igrejas que estão abertas como lugar de peregrinação e para lucrar indulgência, o tema desse Ano Jubilar é Peregrinos de Esperança, esse vai ser o fruto para quem viver bem este este tempo”, afirmou o bispo.
Na manhã desta terça-feira, 25, a Santa Missa foi presidida por Dom Lindomar Rocha Mota, bispo diocesano de São Luís de Montes Belos (GO). Nesta quarta-feira, os bispos têm assessoria com a Irmã Regina, diretora nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) sobre o COMIRE (Conselho Missionário Regional).
Fotos e informações: Regional Centro-Oeste.