Você está em:
16/09/2022
O milagre eucarístico de Bolsena
Em meados do século XIII aconteceu, na Itália, o milagre eucarístico de Bolsena. Um sacerdote chamado Pedro de Praga, que se encontrava em viagem pelo país, duvidava da presença de Cristo na Eucaristia. Ao celebrar a Missa na Basílica de Bolsena, o padre vê a hóstia transformar-se em carne durante a consagração. De acordo com o site miracolieucaristici, este milagre “sustenta a fé do sacerdote duvidoso acerca da real presença de Cristo na Eucaristia”.
Após o acontecimento, a notícia do milagre se espalhou rápido. As Sagradas Espécies foram inspecionadas por São Tomás de Aquino e também pelo Papa Urbano IV, que decide estender a Festa do Corpo de Cristo, que até o momento compreendia somente a Diocese de Liege, para toda a Igreja universal.
Em 1264, em seu terceiro ano de pontificado, o Papa Urbano IV determinou, na Bula Transiturus do Mundo Hoc com que se institui a Festa de Corpus Christi, que a festa fosse celebrada anualmente. “Que cada ano, portanto, se celebre uma festa especial e solene de tão grande sacramento, além da comemoração diária que a Igreja faz dele, e estabeleçamos um dia fixo para isso, a primeira quinta-feira após a oitava de Pentecostes”. Na bula, o Pontífice pediu também que neste dia as “multidões de fiéis se reúnam para este fim em igrejas devotas, com generosidade de afeto, e todo o clero e povo cantem alegremente cânticos de louvor”.
A relíquia do milagre de Bolsena se encontra na Catedral de Orvieto, em uma capela construída em honra a este milagre. Todos os anos o corporal sai em procissão na época da Festa de Corpus Christi.
Fontes: vaticannews.va – miracolieucaristici.org
Leia também
23/06/2023
A Custódia de Toledo
05/05/2023
O Fragmento da Coroa de Espinhos
09/03/2023