Fiquei muito feliz em saber que a participação de representantes da Arquidiocese de Goiânia aumentou, em muito, na última edição da Jornada da Comunicação promovida pelo Regional Centro-Oeste da CNBB, realizada no último final de semana. Isso significa que o número de pessoas de nossa Igreja que está abraçando a missão de comunicar a Boa Notícia está crescendo, e damos graças a Deus por enviar mais operários para a messe.
O evento reuniu representantes da Pastoral da Comunicação, entre leigos, padres, religiosos e seminaristas; profissionais e estudantes da área, todos atuantes em nossa Arquidiocese e em praticamente todas as dioceses que integram o Regional. Gente compromissada com uma comunicação a serviço do bem, da paz e da solidariedade, que doam grande parte de seu tempo e criatividade para pensar as melhores formas de fazer chegar a Boa-Nova até os fiéis católicos e até os que ainda precisam ter sua vida tocada pelo Salvador.
Quão importante foi a decisão retirada na reunião com os coordenadores de comunicação, de que, em 2018, serão realizados Mutirões de Comunicação em todas as dioceses do Regional. Uma forma de colaborar para a estruturação de equipes de Pastoral da Comunicação nas paróquias onde estas ainda não existem, e de solidificar o papel daquelas que já são atuantes.
Temos grande esperança nos frutos desse trabalho, que certamente multiplicará o intercâmbio de saberes e experiências sobre a missão de comunicar, tanto internamente, quanto na comunicação da Igreja com a sociedade em geral, pelos diversos meios disponíveis.
O aprofundamento das principais questões que desafiam a Pastoral da Comunicação, visando a descoberta de novos e eficazes caminhos de atuação, será importantíssimo para o nosso crescimento nessa área, o que certamente vai nos preparar para cumprir a missão de organizar e sediar o 11º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), em 2019.
Assumimos essa tarefa junto à CNBB, diante da importância desse evento, para darmos um salto na comunicação da Igreja em nosso país. Acreditamos que a partir de todo o processo preparatório ao 11º Muticom, daremos também um salto em nossa ação missionária, nessa época de grandes desafios para a humanidade, que interpõem também novos e grandes desafios à Igreja, em sua missão evangelizadora.
Lembramos que, neste mês de outubro, a Igreja coloca-se em campanha missionária. Tenhamos o anúncio edificador e transformador da Boa Notícia, da Alegria do Evangelho, como missão permanente.
Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia