Na noite de ontem, 17 de abril, aconteceu na Paróquia Universitária São João Evangelista a conferência “O traço sacramental da arte cristã”, com o arcebispo de Goiânia e presidente da Comissão Episcopal de Educação e Cultura da CNBB, Dom João Justino. Após a explanação teve a apresentação da Orquestra Sinfônica de Goiânia, Coro Sinfônico e Coro Sinfônico Juvenil de Goiânia, com a regência do maestro, Vinícius Guimarães.
A palestra precede a abertura solene do XI Congresso Internacional em Ciências da Religião, que será hoje, 18 de abril, às 19h30 no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades, Àrea VI da PUC Goiás. O evento tem como tema “Religião, Arte e Cultura: multiplicidades convergentes”. A realização é do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião (PPGCR) – Mestrado e Doutorado – da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, que está próximo de completar seu jubileu de prata. O congresso vai até o dia 20 de abril. ( Link do evento)
O presidente do congresso, Dr. José Reinaldo Felipe Martins Filho, ressaltou duas novidades nesta 11º edição. A ênfase em promoções culturais e artísticas, e o seu formato híbrido com uma programação que contém atividades remotas por meio das plataformas digitais e iniciativas presenciais, sempre com transmissão on-line. “Trata-se de uma importante evidência da contribuição de nosso congresso para a promoção e o fortalecimento de uma ciência aberta no Brasil, como ideal e como prática disponível e ao alcance de todos”, afirma o professor José Reinaldo.
No âmbito artístico cultural, ele destacou a exposição “Espiritualidade Poética", realizada em parceria com a Associação Goiana de Artes Visuais e sediada até o dia 20 de abril, na Escola de Formação de Professores e Humanidades, Área VI da PUC Goiás. São mais de 50 obras entre pinturas, esculturas e uma instalação. No espaço também há uma exposição de documentos dos séculos XVIII e XIX, em parceria com o IPEHBC. Além das demais apresentações de teatro, dança e música que tomarão lugar em meio às realizações científicas do congresso.
Em sua palestra o arcebispo de Goiânia, Dom João Justino, salientou exemplos da arte cristã presente na Paróquia São João Evangelista. O arcebispo afirmou que "não poderia deixar de apontar os traços sacramentais presentes na arquitetura, nos afrescos, – temos o mais importante ao fundo, da transfiguração -, nos azulejos, nos mosaicos e na imaginária.” Os afrescos, azulejos e mosaicos são obras do Wilson Jorge, artista goiano e o projeto arquitetônico, é do professor, Pedro Ernesto.
Dom João continua dizendo que nesta Igreja paroquial, existem vários elementos artísticos que requerem nosso tempo para contemplação, meditação e oração. Mas, com o ritmo de vida nos dias atuais, temos dificuldades para nos dedicar a “degustar da beleza que está inscrita neste edifício religioso”, (Paróquia São João Evangelista). E continua, “em cada elemento artístico pode se perceber o traço sacramental ou apelo ao transcendente.” O arcebispo dá o exemplo de azulejos que contém símbolos da antiguidade cristã, e reafirma que essa inscrição precisa da nossa atenção para ser vista e compreendida.
Assista a conferência na íntegra clicando aqui.