>
Congresso Eucarístico 2027

Congresso Eucarístico 2027


Goiânia será sede do 19º Congresso Eucarístico Nacional

 

Em 2027, a cidade de Goiânia acolherá o 19º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que acontecerá entre os dias 3 a 7 de setembro. O evento será organizado pela Arquidiocese de Goiânia, em colaboração com as dioceses de todo o regional Centro-Oeste da CNBB, que abrange o Distrito Federal e o estado de Goiás.

O tema desta edição será “Hóstias vivas, no mundo, para a glória do Pai”. Jesus, que desejou ardentemente comer a páscoa com seus discípulos (cf. Lc 22,15), instituiu em seu Corpo e Sangue a Nova Aliança com a humanidade, ordenando que seus discípulos repetissem aquele gesto em sua memória.

O termo “hóstia” nos remete ao Apóstolo Paulo, que em sua carta aos Romanos, diz: “Exorto-vos, irmãos, pela misericórdia de Deus, a que ofereçais vossos corpos como hóstia viva, santa e agradável a Deus: este é o vosso culto espiritual” (Rm 12,1).

Por outro lado, com a expressão “glória de Deus”, recordamos Santo Irineu de Lyon em sua célebre frase: “A glória de Deus é o ser humano vivo; a glória do ser humano é a visão de Deus!”

O Ritual Romano, no número 112, destaca a Celebração Eucarística como ponto central de todos os Congressos Eucarísticos, sendo fonte e ápice de toda a vida cristã. As celebrações da Palavra de Deus e as conferências deste evento podem contribuir para analisar os vários aspectos do Mistério Eucarístico.

A possibilidade de rezar em comunidade e de participar da adoração ao Santíssimo Sacramento nas igrejas indicadas contribui para interiorizar os temas. Além disso, não devem faltar os testemunhos de fé eucarística manifestados  também com procissões e iniciativas caritativas.

 

Congresso Eucarístico: um marco na fé católica

Os Congressos Eucarísticos são realizados pela Igreja Católica em todo o mundo. Eles são uma oportunidade em que os fiéis professam e dão testemunho público da fé em Jesus Eucarístico, para adorar o Senhor em Espírito e Verdade.

O primeiro Congresso Eucarístico aconteceu em 1881, em Lille, na França, pela iniciativa de um grupo de fiéis leigos  e com o apoio de São Pedro Julião Eymard. Esse encontro proporcionou um marco importante para os católicos, proporcionando um momento especial de comunhão entre aqueles que professavam a fé na Eucaristia e desejavam expressar seu testemunho público de fé.

No Brasil, o primeiro Congresso Eucarístico Nacional aconteceu em 1933, na Arquidiocese de São Salvador, na Bahia. Desde então, já foram realizadas 18 edições, sendo a mais recente em Recife (PE), que sediou o  evento pela segunda vez.

 

Confira a lista dos Congressos Eucarísticos realizados no Brasil e seus respectivos temas:

1933 – Salvador-BA

  • 1º Congresso Eucarístico Nacional – Vinde, adoremos o Santíssimo Sacramento.

1936 – Belo Horizonte-MG

  • 2º Congresso Eucarístico Nacional – Luz e Vida.

1939 – Recife-PE

  • 3º Congresso Eucarístico Nacional – A Eucaristia e a vida cristã.

1942 – São Paulo-SP

  • 4º Congresso Eucarístico Nacional – Vinde a mim todos.

1948 – Porto Alegre-RS

  • 5º Congresso Eucarístico Nacional – Ação social.

1953 – Belém-PA

  • 6º Congresso Eucarístico Nacional – Luz e Vida.

1960 – Curitiba-PR

  • 7º Congresso Eucarístico Nacional – Eucaristia, luz e vida do mundo.

1970 – Brasília-DF

  • 8º Congresso Eucarístico Nacional – A mesa do Senhor.

1975 – Manaus-AM

  • 9º Congresso Eucarístico Nacional – Repartir o pão.

1980 – Fortaleza-CE

  • 10º Congresso Eucarístico Nacional – Para onde vais?

1985 – Aparecida-SP

  • 11º Congresso Eucarístico Nacional – Pão para quem tem fome.

1991 – Natal-RN

  • 12º Congresso Eucarístico Nacional – Eucaristia e Evangelização.

1996 – Vitória-ES

  • 13º Congresso Eucarístico Nacional – Eucaristia, vida para a Igreja.

2001 – Campinas-SP

  • 14º Congresso Eucarístico Nacional – Fonte da missão e vida solidária.

2006 – Florianópolis-SC

  • 15º Congresso Eucarístico Nacional – Ele está no meio de nós.

2010 – Brasília-DF

  • 16º Congresso Eucarístico Nacional – Eucaristia, pão da unidade dos discípulos e missionários.

2016 – Belém-PA

  • 17º Congresso Eucarístico Nacional – Eucaristia e partilha na Amazônia missionária.

2022 – Recife-PE

  • 18º Congresso Eucarístico Nacional – Pão em todas as mesas.

Compartilhe

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo