>
>
Conheça as Irmãs Dominicanas do Santo Rosário

Conheça as Irmãs Dominicanas do Santo Rosário

Padre Francisco Fiazza, fundador da Congregação das Irmãs Dominicanas do Santo Rosário, nasceu em Casolate. Ele era profundamente conhecedor dos

Padre Francisco Fiazza, fundador da Congregação das Irmãs Dominicanas do Santo Rosário, nasceu em Casolate. Ele era profundamente conhecedor dos problemas de seu tempo. De coração sensível, vivia a tragédia dentro de si, entre o desejo de agir e a falta de meios. Ansioso e preocupado em abrir um diálogo com a juventude, padre Francisco entendeu os “sinais dos tempos”. Seu lema de ordenação era: “Caridade acima de tudo”. Seu espírito impregnado de contemplação, oração, ação, estudo sagrado, devoção a Maria e culto à Eucaristia foi motivado a orientar, no espírito dominicano, o novo Instituto religioso. Sonhava que sua fundação encarnasse o espírito contemplativo e apostólico de São Domingos, num forte amor à verdade, servindo aos irmãos e irmãs na Igreja de Cristo; na missão de educar e instruir a juventude, na colaboração pastoral paroquial e na cura dos enfermos.

 

O fundador, desde 1826, já pensava nos fundamentos de sua Obra, um colégio e convento para acolher as jovens. Por isso, o padre Francisco contou com a colaboração de seis professoras que se dispuseram a consagrar suas vidas a Deus, na dedicação e na formação da juventude local. Em 1828, conseguiu o Decreto de Filiação de sua futura Obra, a Ordem Dominicana. Padre Francisco faleceu em 8 de maio de 1829, mas a Obra vai em frente sob o olhar amoroso e diligente de sua irmã, Marianna Fiazza.

 

 

Quem são as Irmãs Dominicanas do Santo Rosário?
São chamadas, por vocação específica, a viver plenamente a consagração batismal, enviadas em missão para “pregar o Evangelho do Reino: educando, instruindo e curando”; têm um estilo de vida pobre, simples e familiar. Elas são unidas pelo vínculo da caridade, no seguimento de Jesus Mestre, segundo o espírito contemplativo e apostólico de São Domingos, num forte amor à verdade, culto à Eucaristia, muito estudo, devoção à Virgem do Rosário. Assim, dedicam-se, com alegria, à educação e à instrução da juventude pobre, à colaboração pastoral paroquial e à cura dos enfermos.

 

A exemplo de São Domingos, que falava com Deus e de Deus, as irmãs têm uma vida de oração que consiste na prática da Lectio Divina pessoal e comunitária; na Eucaristia, o centro de nossa vida; na oração pessoal, no retiro, na liturgia das horas e no culto à Virgem Maria, com a meditação dos mistérios do rosário. Elas procuram, ainda, vivenciar Deus nelas mesmas e nas pessoas. A vida das irmãs deve ser sinal do amor trinitário e da unidade da Igreja. Viver em comunidade significa não só estar juntas, mas viver juntas, para proclamar a todos: “Como é bom e agradável às irmãs viverem unidas” (Sl 133,1), disse a superiora provincial, irmã Maria de Fátima e Silva.

 

Presença do Brasil e no Mundo
O Brasil foi o primeiro país onde as irmãs expandiram seu campo de missão. Hoje, além da Itália, têm casa de missão em Cuba, na África e também na Bolívia.

 

As primeiras irmãs chegaram ao Brasil no dia 8 de agosto de 1952, impulsionadas pelo amor de Jesus Cristo, com grande ardor missionário, abrasadas pelo lema de ordenação sacerdotal do padre Francisco: “Caridade acima de tudo”. Elas abriram as primeiras comunidades no estado de Goiás. Um ano depois, em 1953, já se apresentaram as primeiras vocações goianas para a congregação.

Presença na Arquidiocese
Quando as Irmãs Dominicanas do Santo Rosário chegaram à Arquidiocese de Goiânia, o arcebispo era Dom Fernando Gomes dos Santos, que as convidou com o objetivo de formar novas religiosas, bem como educar e instruir crianças pobres. Hoje, 17 irmãs estão presentes na Arquidiocese. Além da capital, elas moram em Inhumas e Trindade, trabalham na educação, colaboração pastoral paroquial e obra social.

 

 

A dimensão vocacional
Assim como na maioria das congregações femininas, a dimensão vocacional está em dificuldade. As irmãs fazem um trabalho de pastoral vocacional, mas quando chega o momento em que as jovens precisam fazer o discernimento, elas apresentam muitas dificuldades em responder ao chamado de Deus. A esperança é que, após a pandemia, as irmãs façam um trabalho presencial com as jovens, a fim de que essa situação possa melhorar. No momento, há algumas jovens vocacionadas fazendo o caminho de acompanhamento para o discernimento vocacional.

 

 

Informações

Sede Provincial

Superiora: Ir. Maria de Fátima e Silva
Endereço: Rua 2, nº 595 – St. Oeste – 74110-130 – Goiânia
Tel: (62) 3911-2605
E-mail: dominicanamelegnano@bol.com.br vicariatorosario@outlook.com

 

Superiora: Ir. Tomasina Sardinha Vieira
Endereço: Rua Sizelísio Simões de Lima, nº 12 – Centro -75400-000 – Inhumas
Tel: (62) 3514-1569
E-mail: educandariorosario@bol.com.br

 

Superiora: Ir. Cristina Rodrigues de Oliveira
Endereço: Rua Dr. Joaquim Teófi lo Correia Viana, nº 433, Qd. 07,Lt. 26 – Setor Criméia Oeste – 74563-250 – Goiânia
Tel: (62) 3233-6407

 

Superiora: Ir. Maria Neides da Silva
Endereço: Rua CP – 03, Qd7, Lt. 27 – Jardim Primavera-74477-968 – Goiânia
Tel: (62) 3581-3892
E-mail: irmasdominicanasjdprimavera@hotmail.com

 

Superiora: Ir. Maria Helena de Carvalho
Endereço: Rua VMR, Qd. 31, Lt. 24 – Vila Mutirão I – 74475-480 – Goiânia
Tel: (62) 3576 – 0875

 

Casa de Formação
Av. Piracanjuba, Qd. 150, Lt. 06 –Setor Maysa II-75380-417 – Trindade

 

 

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo