>
>
Conser: Momento de reafirmar a unidade dos bispos

Conser: Momento de reafirmar a unidade dos bispos

Bispos do Regional Centro-Oeste voltam a se encontrar de forma presencial, respeitando as normas sanitárias

Aconteceu, entre os dias 25 e 28 de outubro, a reunião do Conselho Episcopal Regional (Conser), que reuniu bispos das 12 dioceses que compõem o Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás e Distrito Federal). O encontro foi realizado na Cidade da Comunhão − CPDF. No fim da missa de abertura, presidida por Dom Giovani Carlos, bispo da Diocese de Uruaçu, o presidente do Regional Centro-Oeste e bispo da Diocese de Luziânia, Dom Waldemar Passini Dalbelo, falou da importância de se voltar a fazer a reunião de forma presencial. “A volta do encontro dos bispos de modo presencial significa um discernimento de que as condições do momento da pandemia já possibilitam encontros como esse, desde que sejam seguidas todas as normas sanitárias, assim como vem acontecendo com outras dimensões da vida, como é o caso das escolas, reuniões diversas e encontros. 

 

Dentro da programação do encontro, os bispos tiveram algumas formações. A primeira foi com o tema “Experiências administrativas e cuidado dos Presbíteros”, com a assessoria do padre José Luiz, da Diocese de Catanduva (SP). Outro momento de trabalho foi sobre “A dimensão pastoral missionária na formação inicial dos presbíteros”. O bispo da Diocese de Anápolis, Dom João Wilk, conduziu um momento de diálogo sobre colegialidade. Outra parte importante aconteceu durante a tarde do dia 29 e a manhã do dia 30, em que os bispos se juntaram com os coordenadores de pastoral das dioceses e também com os coordenadores das pastorais e movimentos do regional para uma formação sobre “A Pastoral e as consequências da pandemia – à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil-DGAE”, que teve como assessor Dom Joel Portella, secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

 

O presidente do regional, Dom Waldemar Passini, falou sobre o Conser e destacou três momentos importantes. “A reunião dos bispos do Regional Centro-Oeste foi, em primeiro lugar, uma feliz ocasião de reencontro, convivência e oração. A pauta de um Conselho Episcopal é sempre exigente, longa. São muitos os temas comuns e de grande relevância para a missão evangelizadora nas Arquidioceses. Mas três temas tiveram maior destaque: o cuidado e as condições de vida dos sacerdotes na terceira idade, a dimensão pastoral-missionária na formação inicial dos presbíteros e a colegialidade episcopal com suas consequências na vida de cada bispo. Outro momento muito significativo é o da exposição de cada um dos bispos sobre as áreas pastorais que acompanham como referenciais no Centro-Oeste. Observa-se que o momento é de retomada das atividades, trazendo a consciência de que em alguns casos será necessária uma reconquista das lideranças, com paciência e muita dedicação.

Dom Waldemar explicou ainda sobre o trabalho das pastorais e movimentos do regional neste tempo de pandemia. “Houve um envolvimento muito intenso das pastorais e serviços neste tempo de pandemia, em alguns casos com grande visibilidade, em outros casos uma entrega mais discreta. Mas toda semente de atenção, de proximidade, de compreensão e ajuda há de dar muito fruto. As pastorais se comportaram de maneira distinta. A Pascom se revigorou, com transmissões de celebrações, com as reuniões à distância em salas virtuais, entre outras iniciativas. A catequese passou por um tempo de muita formação dos catequistas, ou ao menos de coordenações de catequese e de Iniciação à Vida Cristã, mas também inovou com os encontros on-line e com o retorno, em alguns casos, da catequese familiar. Outro exemplo forte em nosso Regional foi o engajamento de numerosas famílias em acampamentos que corriam risco de serem retiradas das terras onde se encontram há vários anos, e que as instâncias competentes da Justiça do Estado de Goiás foram sensíveis aos encaminhamentos realizados pela CPT. Isso para dar alguns exemplos. Também os movimentos de espiritualidade tiveram posturas apropriadas, encontrando caminhos de cuidado entre seus membros e de forte engajamento nas iniciativas de solidariedade promovidas pelas paróquias e Arqui/dioceses.”

 

Eleito novo secretário do Regional Centro-Oeste

Em eleição realizada pelo Conser, Dom Francisco Agamenilton, bispo da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia, foi eleito secretário do Regional Centro-Oeste. Antes esse cargo era ocupado por Dom Moacir Silva Arantes e estava vacante, desde a sua nomeação como bispo de Barreiras-BA. Com a eleição, a presidência do Regional Centro-Oeste ficou completa.

 

Marcos Paulo Mota

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo