>
>
Construir um futuro com os migrantes e refugiados

Construir um futuro com os migrantes e refugiados

Neste último domingo do mês da Bíblia, a Igreja no mundo todo celebra o Dia Mundial dos Migrantes e Refugiados.

Neste último domingo do mês da Bíblia, a Igreja no mundo todo celebra o Dia Mundial dos Migrantes e Refugiados. Fazendo uma retrospectiva, ano passado celebramos o 107º Dia Mundial e, na mensagem do Papa Francisco, ele nos convidou a pensar em um mundo cada vez mais cheio de “nós”, “pretendendo, assim, indicar claramente um horizonte para o nosso caminho comum neste mundo”. Ainda na mensagem de 2021, o Pontífice nos recorda que “O futuro das nossas sociedades é um futuro a cores, enriquecido pela diversidade e as relações interculturais. Por isso, hoje, devemos aprender a viver, juntos, em harmonia e paz”.

 

Francisco relembra também o quadro da descida do Espírito Santo sobre os apóstolos. “Encanta-me de uma forma particular aquele quadro que descreve o dia do Batismo da Igreja no Pentecostes, as pessoas de Jerusalém que escutam o anúncio da salvação logo após a descida do Espírito Santo: partos, medos, elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, da Frígia e da Panfília, do Egito e das regiões da Líbia cirenaica, colonos de Roma, judeus e prosélitos, cretenses e árabes ouvimo-los anunciar, nas nossas línguas, as maravilhas de Deus.”

 

Em maio de 2022, o Santo Padre tornou pública a sua mensagem para o 108º Dia Mundial dos Migrantes e Refugiados. Nela, o Papa continua uma reflexão. Ano passado ele pediu um mundo cada vez mais cheio de “nós”. Neste ano, pede que nós possamos construir o futuro com os migrantes e refugiados. “O sentido último da nossa viagem neste mundo é a busca da verdadeira pátria, o Reino de Deus inaugurado por Jesus Cristo, que terá a sua plena realização quando Ele voltar na glória.”

 

Baseado no versículo “Não temos aqui cidade permanente, mas procuramos a futura”, tirado do capitulo 13, versículo 14 do livro de Hebreus, Francisco diz que “A cidade futura é uma cidade bem alicerçada, cujo arquiteto e construtor é o próprio Deus. O seu desígnio prevê uma intensa obra de construção, na qual todos nós devemos sentir pessoalmente envolvidos. Os dramas da história vêm lembrar-nos quão longe estamos ainda de conseguir a nossa meta”.

 

O Papa faz um pedido especial para toda a população mundial, especialmente para os jovens que são o futuro do mundo. “O futuro começa hoje e começa por nós. Não podemos deixar às próximas gerações a responsabilidade pelas decisões. E os jovens devem ser protagonistas deste novo começo.” Para concluir, Francisco disse: “devemos colaborar com o nosso Pai celeste na construção do futuro, façamo-lo juntamente com os nossos irmãos e irmãs migrantes e refugiados”.

 

Marcos Paulo Mota

 

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo