>
>
Cristo venceu, aleluia!

Cristo venceu, aleluia!

Queridos irmãos e irmãs,   Desde a manhã do domingo da ressurreição de Jesus, ressoa de um lado ao outro

Queridos irmãos e irmãs,

 

Desde a manhã do domingo da ressurreição de Jesus, ressoa de um lado ao outro da terra esta mensagem de esperança: “Cristo venceu, aleluia”. Por isso, todos os anos, desde imemorável data, a Igreja canta, na Proclamação da Páscoa, o Precônio Pascal:

 

 

Exulte o céu e os anjos triunfantes
Mensageiros de Deus, desçam cantando
Façam soar trombetas fulgurantes
A vitória de um rei anunciando

 

Ao encarnar-se, o Filho de Deus “assumiu as nossas fraquezas, e as nossas dores, ele as suportou” (Is 53,4). Em verdade, ao carregar a cruz, Cristo levou sobre si o pecado da humanidade. Morrendo na cruz, ele destruiu o pecado e o sepultou consigo, salvando-nos da condenação decretada pela nossa infidelidade. Por isso, a Igreja ainda canta:

 

Pois, eis, agora a Páscoa, nossa festa
Em que o real cordeiro se imolou
Marcando nossas portas, nossas almas
Com seu divino Sangue nos salvou

 

Ao terceiro dia, Jesus ressuscitou e, com sua ressurreição, deu nova vida a todos os homens de todos os tempos. Sua ressurreição é um potente facho de luz que ilumina o homem que jazia nas trevas, é a força que faz o ser humano passar da morte para a vida, é o penhor que redime a criatura desviada e a une ao seu Criador. Ressoam, com força, as palavras do Precônio:

 

Ó noite de alegria verdadeira
Que prostra o faraó, e ergue os Hebreus,
Que une de novo o céu e a terra inteira
Pondo na treva humana a luz de Deus

 

A partir de então, as portas da alegre união com Deus e da feliz comunhão de amor com ele estão abertas a todos aqueles que, pela fé que atua através da caridade, se unem ao Senhor Ressuscitado. Vinte séculos depois, também nós podemos viver esta experiência da Páscoa com Cristo e passar da morte à Vida e das trevas à Luz. Como os Apóstolos e demais discípulos que, trancados em casa por medo dos judeus, foram movidos a ir a todo o mundo e proclamar a Boa-Nova de Jesus depois do encontro com Ele Ressuscitado, também nós encontramos em Cristo a força para continuarmos e, sem temor algum, testemunharmos sua vitória sobre o mal e a morte.

 

Talvez hoje, mais do que nunca, em virtude desta emergência sanitária mundial que nos fez, providencialmente, estar em casa, podemos compreender o que viveram e sentiram os discípulos naqueles dias da paixão, morte e sepultura de Cristo: a aparente derrota de Jesus, a falsa ideia do fracasso de sua proposta, a dúvida a respeito da veracidade das suas promessas. Por outro lado, também podemos experimentar, como eles, o encontro com Jesus Ressuscitado na oração silenciosa e em família, no acompanhar piedoso das celebrações pelos meios de comunicação, no íntimo de nosso coração onde ele mesmo habita. Tal encontro não se dá, necessariamente, em data e hora marcada, como a celebração da Páscoa, mas com esse encontro experimentamos a veracidade da ressurreição do Senhor e a força que dela provém.

 

Assim, depois de um tempo encerrados, como que “mortos e sepultados” com Cristo, no silêncio dos nossos lares e de nossos corações, poderemos provar da força da sua ressurreição, que nos salva no hoje da nossa história, cooperando com a nossa conversão e no caminho de nossa santificação. Após este tempo providencial, como os discípulos, poderemos superar os umbrais de nossas casas e, com o Senhor, ganharmos o mundo anunciando “Cristo venceu”.

 

Desejo, de todo o meu coração, uma Santa Páscoa a todos, com todos os abundantes frutos de vida nova provindos da ressurreição de Jesus.

 

 

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo