No próximo dia 31 de outubro, em live a ser transmitida pelos canais da Arquidiocese de Goiânia, será lançada a 48ª edição do já consagrado Curso de Canto Litúrgico, como forma de intensificar a repercussão dos subsídios pastorais relacionados ao repertório litúrgico-musical. Passados mais de 30 anos desde sua primeira edição, o perfil das comunidades e o acesso aos subsídios foram modificados. Isso tem favorecido a distribuição de novas composições, produzidas com qualidade por quem tem especialidade no assunto, tornando-as facilmente acessíveis. As tecnologias da comunicação, nesse sentido, embora já atravessassem nossas relações cotidianas, em tempo de pandemia da covid-19 mostraram ainda mais o seu alcance positivo. Assim, se em outro momento o acesso às gravações e partituras do repertório litúrgico esteve condicionado à aquisição de CDs e/ou outros mecanismos, na atualidade esse contato está otimizado pela ampla difusão das gravações, por parte das próprias editoras em mídia digital. Por esse motivo, o repertório produzido pela Arquidiocese de Goiânia já se encontra completamente disponível na web, através de links.
Todo esse movimento visa favorecer a inclusão de novas composições e a ampliação do repertório atualmente inserido em nosso folheto, aliado ao uso das tecnologias de comunicação disponíveis, de maneira ágil e gratuita. Pretende-se que as próximas gravações incluam composições inéditas, preferencialmente produzidas em nossa realidade eclesial e cultural. Além disso, o acervo será incrementado pelo material que já se encontra disponível na consulta pública, por iniciativa das próprias editoras. Esse é o propósito do 48º Curso de Canto Litúrgico, que remete às respectivas referências em vídeo e áudio dos cantos que o compõem.
De maneira geral, o material que será lançado consta de composições relativas a todo o Ano Litúrgico, especialmente para os seus momentos fortes, como Advento e Natal, Quaresma e Páscoa. Também com algumas opções para as partes fixas da missa. São, por isso, novas possibilidades de cantos para abertura, preparação das oferendas e comunhão, além de sugestões para o Ato Penitencial e o Glória, por exemplo. Os novos cantos começarão a ser incluídos no folheto Comunhão e Participação a partir do próximo ciclo litúrgico, motivo pelo qual pedimos às equipes que intensifiquem os ensaios prévios e sempre incentivem a participação da assembleia no canto.
Equipe do Canto Litúrgico