>
>
Depressão não é falta de Deus

Depressão não é falta de Deus

O papa Francisco dedicou a intenção de oração do mês de novembro para as pessoas que sofrem de depressão. No

O papa Francisco dedicou a intenção de oração do mês de novembro para as pessoas que sofrem de depressão. No vídeo de divulgação, o papa deixa claro que essas pessoas precisam, além de ajuda espiritual, de acompanhamento psicológico. Ele destaca ainda que “A sobrecarga do trabalho e o estresse laboral fazem com que muitas pessoas experimentem uma exaustão extrema, um esgotamento mental, emocional, afetivo e físico. A tristeza, a apatia, o cansaço espiritual acabam dominando a vida das pessoas que estão sobrecarregadas com o ritmo de vida atual”, explica.

 

A psiquiatra Dra. Ana Caroline Vilela destaca que a depressão é uma questão biológica em que há perda de produção de serotonina, neurotransmissor que atua no cérebro, estabelecendo comunicação entre as células nervosas. Com a queda desse neurotransmissor, o indivíduo perde o ânimo de fazer coisas do cotidiano. O papa, em seu vídeo, orienta que as pessoas busquem estar perto daqueles que sofrem e estão esgotados.

 

A escuta é como um gesto de amor. A psiquiatra explica ainda que a depressão não é voluntária, não é porque a pessoa quer. A depressão é biológica. “É igual você querer que um hipertenso não tenha pressão alta, e você ficar assim: ‘vamos hipertenso, abaixe sua pressão, diminua sua pressão, sua pressão está muito alta hoje’. Não adianta, se a pessoa não fizer o tratamento certo, não vai melhorar.” A médica fala que a depressão é como querer que um carro ande sem gasolina. Ela revela ainda que “É quase que uma covardia, você pegar um depressivo que está quase sem neurotransmissor nenhum e querer que ele melhore só de conversar. A pessoa precisa de tratamento, precisa de ajuda”.

 

Estar perto daqueles que sofrem de depressão e dar apoio, de acordo com a psiquiatra, é muito importante. Porém, as pessoas próximas precisam saber como apoiar. “Algumas palavras, algumas frases podem até ser ditas com o sentido de ajuda, mas não são. As pessoas precisam ter a sensibilidade de saber acolher e não julgar. Por exemplo, se uma pessoa está muito triste e você quer ajudar, não menospreze ou minimize o que ela está sentindo, deixe-a expressar”, esclarece. O papa reforça esse ponto de que as pessoas que sofrem de depressão são ajudadas. “Muitas vezes só escutando, em silêncio, porque não podemos chegar e dizer: ‘Não, a vida não é assim. Escuta-me, vou te dar a receita’. Não existe receita.”

A rede de apoio para um depressivo é de extrema necessidade. Muitas vezes, por si só, a pessoa com depressão não irá procurar ajuda, inclusive pela falta de energia que a escassez de neurotransmissores traz. O papa Francisco fala que as palavras de Jesus também ajudam no tratamento. E diz ainda: “Rezemos para que as pessoas que sofrem de depressão ou esgotamento ao extremo recebam o apoio de todos e recebam uma luz que as abram à vida”. A psiquiatra enfatiza que a depressão não é falta de Deus e que a fé é uma ajuda no tratamento da depressão, pois ela é uma âncora, para que a pessoa não fique totalmente desesperançosa.

 

A depressão pode evoluir para situações piores, uma delas é o suicídio. Para que isso não ocorra, é necessário que as pessoas próximas saibam ajudar e apoiar aqueles que sofrem. Buscar ajuda o mais rápido possível é necessário e, logo de imediato, a primeira ajuda é saber ouvir sem julgar, sem dar seus palpites ou prejulgamentos. O apoio salva vidas.

 

Suzany Marques

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo