>
>
Dia para a eliminação das armas nucleares

Dia para a eliminação das armas nucleares

O dia 26 de setembro é marcado como Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares. A data foi

O dia 26 de setembro é marcado como Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares. A data foi estabelecida em 2014 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de informar sobre os perigos das armas nucleares e as vantagens econômicas e sociais da eliminação total dessas armas.

 

De acordo com a ONU, o mundo tem mais de 12,7 mil armas nucleares. Na mensagem que marca o dia para a eliminação das armas nucleares, António Guterres, secretário-geral da ONU, diz que “eliminar esses dispositivos de morte não é apenas possível, é necessário”. Ele ainda lembrou, na mensagem, que as pessoas estão esquecendo das terríveis lições dos bombardeios atômicos que aconteceram em 1945 nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.

 

No discurso do Papa Francisco sobre armas nucleares, na Viagem Apostólica à Tailândia, em novembro de 2019, ele destaca que “um mundo em paz, livre de armas nucleares, é aspiração de milhões de homens e mulheres em toda a terra”. Para que isso seja uma realidade, o Pontífice explica que é preciso que todos participem, inclusive os estados que possuem armas nucleares e os que não possuem. “Com a convicção de que é possível e necessário um mundo sem armas nucleares, peço aos líderes políticos para não se esquecerem de que elas não nos defendem das ameaças à segurança […] É preciso ter em consideração o impacto catastrófico do seu uso.”

 

Na Audiência Geral do último dia 21, sobre a Viagem Apostólica ao Cazaquistão, o Papa Francisco reconheceu as escolhas positivas do país. “Num momento desta trágica guerra onde alguns pensam em armas nucleares – uma loucura – este país já desde o início disse ‘não’ às armas nucleares”. Também no dia 26 de setembro, pelo Twitter, ele fez um novo apelo pelo fim das armas nucleares. “Desejo reiterar que o uso da energia atômica para fins de guerra é, hoje mais do que nunca, um crime não só contra o homem e sua dignidade, mas contra toda a possibilidade de futuro na nossa casa comum.”

 

Larissa Costa

 

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo