>
>
Em agosto, Igreja celebra o Mês Vocacional

Em agosto, Igreja celebra o Mês Vocacional

O Mês Vocacional foi instituído no Brasil, em 1981, pela 19ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

No Brasil, agosto foi escolhido pela Igreja Católica para ser celebrado o Mês das vocações. A data foi instituída pela 19ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 1981. De acordo com o Catecismo da Igreja Católica (1699), são três as vocações do homem: “A vida no Espírito Santo realiza a vocação do homem (Capítulo primeiro). É feita de caridade divina e de solidariedade humana (Capítulo segundo). É concedida gratuitamente como salvação (Capítulo terceiro)”. Significa que existem as vocações sacerdotal, matrimonial e religiosa.

 

A Igreja dedica cada domingo do mês de agosto para celebrar uma vocação. No último domingo, com celebração dedicada aos leigos, comemora-se também o dia do catequista. Já que a vocação “laical” se refere a todas as pessoas, pois todos têm um chamado, é fundamental que o leigo o trabalhe na vida e missão da Igreja e na sociedade. De acordo com o Catecismo (905-906), “Os Leigos exercem sua missão profética também pela evangelização, ‘isto é, o anúncio de Cristo pelo testemunho da vida e pela palavra’… Os leigos que forem capazes e que se formarem para isto podem também dar sua colaboração na formação catequética, no ensino das ciências sagradas e atuar nos meios de comunicação social”.

 

A primeira semana do Mês Vocacional é dedicada à vocação para o ministério ordenado, que compreende diáconos, padres e bispos. O sacerdócio é um Sacramento da Igreja “Os sacramentos são ‘da Igreja’ no duplo sentido de que existem ‘por meio dela’ e ‘para ela’. São ‘por meio da Igreja’ pois este é o sacramento da ação de Cristo operando em seu seio graças á missão do Espírito Santo. E são ‘ para a Igreja’ pois são esses ‘ sacramentos que fazem a Igreja’; com efeito, manifestam e comunicam aos homens, sobretudo na Eucaristia, o ministério da comunhão do Deus amor, uno em três pessoas” (CIC, 1118).  

 

O segundo domingo é destinado à oração pela vocação do matrimônio. “A aliança matrimonial, pela qual o homem e a mulher constituem entre si uma comunhão da vida toda, é ordenada por sua índole natural ao bem dos cônjuges e à geração e educação da prole, e foi elevada, entre os batizados, à dignidade de sacramento por Cristo Senhor” (CIC, 1601). A vocação do casamento saiu da mão do próprio criador, “Por isso um homem deixa seu pai e sua mãe, se une à sua mulher, e eles se tornam uma só carne (Gn 2,24)”.

 

 

A vocação à vida consagrada é lembrada pela Igreja no terceiro domingo do mês de agosto e  de acordo com a Catecismo “O estado da vida consagrada aparece, portanto, como uma das maneiras de conhecer uma consagração ‘mais íntima’, que se radica no Batismo e se dedica totalmente a Deus. Na vida consagrada, os fiéis de Cristo se propõem, sob a moção do Espírito Santo, seguir a Cristo mais de perto, doar-se a Deus amado acima de tudo e, procurando alcançar a perfeição da caridade a serviço do Reino, significar e anunciar na Igreja a glória do mundo futuro” (CIC, 916). 

 

Suzany Marques

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo