>
>
Em torno do Confessionário

Em torno do Confessionário

Queridos irmãos e irmãs,   No dia 4 de agosto, a Igreja celebra a memória litúrgica de São João Maria

Queridos irmãos e irmãs,

 

No dia 4 de agosto, a Igreja celebra a memória litúrgica de São João Maria Vianney, padroeiro dos sacerdotes. John Vianney, também conhecido como Santo Cura d’Ars, nasceu, em 8 de maio de 1786, em Dardilly, perto de Lyon, França, em uma família de agricultores. Foi ordenado sacerdote em 1815 e, depois de algum tempo como vigário em Ecully, foi enviado à remota comunidade francesa de Ars, em 1818, para ser um pároco.

 

Ao chegar, o padre imediatamente começou a orar e trabalhar pela conversão de seus paroquianos. Embora se considerasse indigno de sua missão como pastor, deixou-se consumir pelo amor de Deus ao servir ao povo. Vianney ajudou lentamente a reviver a fé da comunidade por meio de suas orações e do testemunho de seu estilo de vida. Fez homilias muito belas sobre a misericórdia e o amor de Deus e é dito que até pecadores ferrenhos se converteram ao ouvi-lo. Além disso, ele restaurou sua igreja, formou um orfanato, chamado “La Providence”, e cuidou dos pobres.

 

Sua reputação como confessor cresceu rapidamente e peregrinos viajaram de toda a França para procurá-lo no Sacramento da Reconciliação. Firmemente comprometido com a conversão do povo, ele passava até 16 horas por dia no confessionário. Atormentado por muitas provações e atacado pelo diabo, São João Vianney permaneceu firme em sua fé e viveu uma vida de grande amor a Deus. Dedicado à adoração ao Santíssimo Sacramento, passou muito tempo em oração, alimentando-se com pouca comida e dormindo muito pouco. Trabalhava sem descanso em humildade infalível, gentileza, paciência e alegria.

 

John Vianney morreu em 4 de agosto de 1859 e foi canonizado pelo papa Pio XI, em 1925. Depois, foi declarado patrono dos padres. Em 2009, o papa Bento XVI, comemorando o 150º aniversário da morte de São João Vianney, proclamou o Ano dos Sacerdotes. Naquela ocasião, o papa escreveu uma belíssima carta ao clero, incentivando todos os padres a olhar para o Cura d’Ars como um exemplo de dedicação ao chamado sacerdotal.

 

Como o ministério pastoral do Cura d’Ars está intimamente ligado ao confessionário, creio que essa memória deve suscitar em todos, sacerdotes e fiéis, um grande desejo de voltarmos à confissão. Os padres são chamados a darem a vida no confessionário, como um bom pastor que se oferece às suas ovelhas. Os fiéis, por sua vez, são convidados a se aproximar com frequência a este sacramento, confessando-se regularmente e, pela experiência com o amor misericordioso de Deus, crescer em graça e santidade. São João Maria Vianney, rogai por nós!

 

 

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo