>
>
Encontro de Formação para Secretárias (os) paroquiais

Encontro de Formação para Secretárias (os) paroquiais

Atendimento ao Público foi o tema abordado no encontro

Cerca de cem secretários e secretárias paroquiais se reuniram, ontem, (25), no auditório da Cúria Metropolitana, para o Encontro de Formação para Secretárias (os) paroquiais. O encontro teve como tema “Atendimento ao Público”, e foi assessorado pela professora Maria Aparecida Sumã, fonoaudióloga; mestre em Psicologia; especialista em Linguagem, Distúrbios da Comunicação e em Docência; docente no seminário propedêutico e no Instituto Santa Cruz, no curso de Filosofia; e instrutora do Senac-GO, em cursos da área de Comunicação e Liderança.

Padre Warlen Maxwell iniciou a tarde de formação com a Oração da Hora Média e explicou o significado e a importância das orações da Liturgia das Horas. O bispo auxiliar Dom Moacir Silva Arantes falou sobre a relevância da formação, já que as secretarias são a porta de entrada da igreja, local onde as pessoas podem conhecer um pouco mais do que se passa na igreja. “Os secretários exercem mais do que sua profissão, exercem um ministério de acolhida e são referência também para quem trabalha na Arquidiocese. A paróquia é a expressão da Arquidiocese naquela porção. Vocês são um elo, tanto das paróquias com a Cúria, como da Cúria com as paróquias. A formação é feita aqui por ser um local de acolhida para vocês. Às vezes é necessário fazer da nossa profissão uma vocação, e não o contrário. Às vezes, por um chamado de Deus, procuramos evangelizar por meio do nosso serviço”, disse.

A palestra da professora Maria Aparecida Sumã foi de grande relevância para aprimorar o conhecimento dos presentes. Dentro da temática do encontro, ela tratou de questões como o comportamento correto ao atender o público e os erros e acertos no atendimento. A professora conduziu uma dinâmica de grupo, para que os secretários refletissem, dentro da sua vivência do trabalho, como estavam sendo seus atendimentos. A professora também focou no aspecto do amor ao trabalho e da necessidade de evangelizar dentro desse ofício. “Vocês trabalham em um ambiente no qual o amor é essencial. Vocês devem ter amor para fazer uma boa acolhida e dar atenção a quem estiver procurando ajuda na secretaria. A secretaria pode ser a porta de entrada para a vida da Igreja, mas também pode ser a de saída, dependendo do atendimento recebido”, disse.

Memória de São Jerônimo, patrono das (os) secretárias (os)

No dia 30 de setembro comemora-se duas datas que têm relação entre si: o dia da (o) Secretária (o) e de seu patrono, São Jerônimo. O Santo trabalhou como secretário do papa Damasco, de 366 até 384. Ele nasceu em Dalmácia, no ano de 340, e morreu em 30 de setembro de 420. Doutor da Igreja, historiador, gramático, teólogo, filósofo e escritor, São Jerônimo traduziu a Bíblia do hebraico e grego para o latim, e boa parte de sua motivação para isso foi por perceber vários erros nas traduções do livro sagrado. Ele fez uma tradução mais correta e completa, do Gênesis ao Apocalipse, a qual foi utilizada durante muitos anos na Igreja Católica. Só após muito tempo surgiram novas traduções. Por meio de seus estudos da Bíblia, São Jerônimo adquiriu muito conhecimento no assunto. Ele nos deixou uma famosa frase, que nos ajuda a pensar e a fazer uma autoanálise: “A ignorância da Escritura é a ignorância de Cristo”.

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo