>
>
Encontro de Leigos e Leigas da Arquidiocese

Encontro de Leigos e Leigas da Arquidiocese

Encontro reúne cerca de 200 pessoas para refletir sobre a missão do laicato

Neste sábado, 17 de junho, foi realizado no Auditório Mãe da Igreja, na cidade da Comunhão, o Encontro de Cristãos Leigos e Leigas da Arquidiocese de Goiânia. Participaram cerca de 200 leigos e leigas representantes de pastorais, movimentos, grupos, comunidades de vida e paróquias, também houve participação de alguns padres e religiosas.

 

O arcebispo Dom João Justino introduziu a temática dissertando a respeito do Concílio Vaticano II, e sua importância na vida da Igreja, onde se recupera a definição de Igreja como povo de Deus reunido em comunhão Trinitária. No decorrer de sua explanação, Dom João citou documentos da Igreja, em especial a constituição dogmática Lúmen Gentium. Ele ainda orientou aos presentes e a todos os leigos e leigas a leitura dos documentos que a Igreja oferece como forma de se preparem para a missão.

 

Logo após, a presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) e assessora para o encontro, Sônia Gomes de Oliveira, explanou o documento 105 da CNBB, Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade, a partir do chamado para ser Sal e Luz no mundo. Ela salientou que é preciso sempre questionar:  Como estou sendo cristão? E ter a consciência que é preciso que os leigos e leigas assumam o compromisso de ser Igreja na sociedade, observar as realidades, e buscar maneiras de transforma-la. “Os leigos e leigas auxiliam no interno da Igreja, porém o serviço do leigo e da leiga é no mundo.”  Ao longo da palestra, Sônia destacou o vasto campo de ação do laicato e os espaços onde é fundamental a presença, primordialmente entre os pobres e marginalizados, também na política e entre tantas outras realidades e instâncias.

Ao final Dom João Justino ressaltou que o encontro teve como objetivo provocar e suceder um processo de reaproximação e diálogo entre leigos e leigas diante dos desafios e oportunidades na organização para que se possa viver a missão. O arcebispo exaltou que o Ano Vocacional é propício para a reflexão de ser Sal e Luz no mundo, testemunhas do Evangelho. De vivenciar a graça e missão.

 

O arcebispo concluiu falando da importância de se dar passos para a constituição do Conselho de Leigos e Leigas na Arquidiocese de Goiânia. Dom João Justino planeja para o segundo semestre um novo Encontro com cunho de escuta.

 

A animação do Encontro ficou por conta do Coral do Centro Loyola.

 

Clique aqui e baixe ss slides da apresentação da presidente do CNLB.

Compartilhe

Outras Notícias

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo