Neste sábado, 17 de junho, foi realizado no Auditório Mãe da Igreja, na cidade da Comunhão, o Encontro de Cristãos Leigos e Leigas da Arquidiocese de Goiânia. Participaram cerca de 200 leigos e leigas representantes de pastorais, movimentos, grupos, comunidades de vida e paróquias, também houve participação de alguns padres e religiosas.
O arcebispo Dom João Justino introduziu a temática dissertando a respeito do Concílio Vaticano II, e sua importância na vida da Igreja, onde se recupera a definição de Igreja como povo de Deus reunido em comunhão Trinitária. No decorrer de sua explanação, Dom João citou documentos da Igreja, em especial a constituição dogmática Lúmen Gentium. Ele ainda orientou aos presentes e a todos os leigos e leigas a leitura dos documentos que a Igreja oferece como forma de se preparem para a missão.

Logo após, a presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) e assessora para o encontro, Sônia Gomes de Oliveira, explanou o documento 105 da CNBB, Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade, a partir do chamado para ser Sal e Luz no mundo. Ela salientou que é preciso sempre questionar: Como estou sendo cristão? E ter a consciência que é preciso que os leigos e leigas assumam o compromisso de ser Igreja na sociedade, observar as realidades, e buscar maneiras de transforma-la. “Os leigos e leigas auxiliam no interno da Igreja, porém o serviço do leigo e da leiga é no mundo.” Ao longo da palestra, Sônia destacou o vasto campo de ação do laicato e os espaços onde é fundamental a presença, primordialmente entre os pobres e marginalizados, também na política e entre tantas outras realidades e instâncias.

Ao final Dom João Justino ressaltou que o encontro teve como objetivo provocar e suceder um processo de reaproximação e diálogo entre leigos e leigas diante dos desafios e oportunidades na organização para que se possa viver a missão. O arcebispo exaltou que o Ano Vocacional é propício para a reflexão de ser Sal e Luz no mundo, testemunhas do Evangelho. De vivenciar a graça e missão.
O arcebispo concluiu falando da importância de se dar passos para a constituição do Conselho de Leigos e Leigas na Arquidiocese de Goiânia. Dom João Justino planeja para o segundo semestre um novo Encontro com cunho de escuta.
A animação do Encontro ficou por conta do Coral do Centro Loyola.
Clique aqui e baixe ss slides da apresentação da presidente do CNLB.