>
>
Encontro de Leigos e Leigas da Arquidiocese de Goiânia

Encontro de Leigos e Leigas da Arquidiocese de Goiânia

Dom João Justino assessora segundo encontro com leigos e leigas

 

Aconteceu no último sábado, dia 18 de novembro, no auditório do Colégio Ateneu Dom Bosco, o 2º Encontro de Cristãos Leigos e Leigas da Arquidiocese de Goiânia. O evento, que foi promovido pelo Vicariato para a Evangelização, contou com a assessoria de Dom João Justino, que tratou sobre o tema “Diversos carismas, somos todos irmãos e irmãs”. 

 

A partir do tema proposto, Dom João tratou de cinco pontos específicos ancorados em documentos da Igreja. Os assuntos tratados foram: O cuidado pastoral dos bispos em relação aos leigos; O significado da eclesiologia do povo de Deus para o laicato a partir do Concílio Vaticano II; Carismas, serviços e ministérios na Igreja; Leigos e leigas numa Igreja sinodal; e Perspectivas para a Igreja de Goiânia.

Apoiado na Exortação Apostólica Pós-Sinodal Pastores Gregis, do Papa João Paulo II, Dom João explicou que “a Igreja reconhece que os leigos e leigas são a grande maioria do povo de Deus”. Por isso, “cabe aos bispos, ou a cada bispo na sua diocese, animar, acompanhar e escutar os leigos e leigas”. Portanto, é importante que se promova momentos de formação que habilitem os leigos e leigas “a assumir responsabilidades na Igreja quer em estruturas de participação diocesanas e paroquiais, quer nos diversos serviços de animação litúrgica, catequese, ensino da religião católica nas escolas, etc” (Pastores Gregis, 2003).

 

O Concílio Vaticano II, segundo o arcebispo, “resgatou o lugar do leigo e da leiga na missão da Igreja no mundo quando tomou a perspectiva da eclesiologia do povo de Deus, isto é, o que nos une na mesma fé, na mesma Igreja”. Assim, a Constituição Dogmática Lumen Gentium, reconheceu que os cristãos leigos “incorporados em Cristo pelo Batismo”, são chamados a tornarem a Igreja presente nos lugares em que se fazem presentes e darem testemunho da fé cristã.

No decorrer de sua explanação, citando o Documento 105 da CNBB sobre os cristãos leigos e leigas, Dom João explicou que a “Igreja é unidade na diversidade”, pois são vários os dons, carismas, serviços e ministérios no interior da Igreja. “Por meio dos carismas, serviços e ministérios, o Espírito Santo capacita a todos na Igreja para o bem comum, a missão evangelizadora e a transformação social, em vista do Reino de Deus” (Doc. 105 CNBB).

 

Ao final da sua exposição o arcebispo propôs que os leigos e leigas se dividissem em grupos para breve apresentação dos membros, leitura do discurso do Papa Francisco sobre leigos, falarem sobre sua identidade e missão na Arquidiocese de Goiânia, e também para sugerirem mudanças.

 

Clique aqui e acesse o material

 

Larissa Costa

 

Compartilhe

Outras Notícias

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo