Sábado Santo
As vezes as pessoas acham que no Sábado Santo não acontece nada, mas, é neste dia que Nosso Senhor Jesus Cristo desce à mansão dos mortos para poder salvar todos aqueles que morreram em estado de justiça antes dele. Jesus desce à mansão dos mortos para levar luz àqueles que esperam a sua chegada. É um dia doloroso para Maria, porque ela vivenciou todos os momentos: a prisão dele, os caminhos da Cruz e, quando Ele morreu, ela o teve nos braços, mas quando ele foi sepultado, Maria volta para casa e a casa está vazia, só tem ela. E para que possamos entender esse sofrimento de Nossa Senhora precisamos pensar em quanto doí sepultar alguém querido e ter a sensação de chegar em casa e ver que a pessoa não está mais ali.
Durante o dia, no Sábado Santo, vivemos em clima de Luto, pois Nosso Senhor está morto, e não devemos fazer festa e nem ouvir música do mundo, e sim, nos colocar em atitude de reflexão, pois Jesus derramou o seu sangue para redimir nossos pecados.
No Sábado Santo em que Nosso Senhor Jesus Cristo passou da morte à vida, a Igreja convida seus filhos dispersos por toda a terra a se reunirem em vigília e oração. Se comemorarmos a Páscoa do Senhor ouvindo sua palavra e celebrando seus mistérios, podemos ter a firme esperança de participar do seu triunfo sobre a morte e de sua vida em Deus.

Com a Benção do Fogo Novo é acendido o Círio Pascal, a Luz de Cristo que brilhará sobre o mundo. O Círio significa Cristo ressuscitado e permanece aceso em todas as celebrações durante o tempo Pascal e fora do tempo Pascal quando acontecer nas paróquias a celebração dos Sacramentos do Batismo ou da Confirmação.
Na celebração da Vigília Pascal acontece a proclamação da Páscoa, este solene momento em que se canta o “Glória à Deus nas altura e paz na Terra aos homens por ele amados”. Ainda nesta celebração somos convidados a fazer a Profissão de Fé e depois renovar as Promessas Batismais, onde reafirmamos nossa fé e o nosso compromisso batismal.
Domingo de Páscoa
Ao caminharmos durante a Semana Santa com Jesus, queremos, especialmente neste Domingo de Páscoa, cantar o Salmo 117 (118) “Este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos!”
É chegado o dia de celebramos o mistério da nossa fé, ELE NÃO ESTÁ MAIS AQUI, RESSUSCITOU! Jesus nosso Mestre e Senhor morreu para redimir nossos pecados e ressurgiu para uma vida nova. Ao participar da celebração da ressurreição do Senhor, peçamos de Deus a graça de que Jesus vivo esteja sempre no nosso coração e que possamos ter um coração manso e humilde como o dele.
Em uma de suas homilias do Domingo de Páscoa, Dom Washington nos fala de Jesus Ressuscitado. “Ele está vivo e vive para sempre, sempre presente de modo radicalmente novo. Mas então, se Ele não está ali, no lugar do morto, onde está Ele? Ele está em ti, Ele está contigo e nunca vai embora. Por mais que te afastes, lá está o Ressuscitado, chamando-te e esperando-te para recomeçar. Quando te sentires envelhecido pela tristeza, pelos rancores, pelos medos, pelas dúvidas ou pelos fracassos, lembre-se: Ele está vivo e presente no seu coração para te devolver a força e a esperança”.
Peçamos a Jesus Ressuscitado a força e a esperança para superarmos esse momento difícil de pandemia.
“Cristo vive e quer-te vivo”. Aleluia
Marcos Paulo
Entendendo a Semana Santa – Parte 1
Entendendo a Semana Santa – Parte 2