Um evento de integração com a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), de Aparecida de Goiânia, foi realizado, no dia 5 de novembro, pela Escola Dom Fernando. A programação se deu a partir do projeto pedagógico trabalhado pela escola ao longo do ano, em resposta à Campanha da Fraternidade de 2019, que tem como tema Fraternidade e políticas públicas e como lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27). A iniciativa teve ainda o objetivo aproximar os alunos e mostrar as diferentes formas de aprender.
De acordo com o diretor da escola, padre Vitor Simão, a integração permitiu aos alunos conhecerem as necessidades do outro e encerrar, de forma positiva, tudo que a escola os apresentou durante o ano. “Foi um momento de convivência dos nossos alunos com os alunos da Apae. Nosso desejo é colaborar para a compreensão de que, apesar das nossas diferenças, temos algo que nos une”, afirmou.
Para a diretora da Apae, Cristiane Magalhães, foi uma oportunidade de mostrar à população a importância da inclusão. “Nós fomos convidados pela Escola Dom Fernando para celebrar a inclusão, porque toda a sociedade tem a consciência de que esse é um caminho sem volta”, disse ela.

Mesmo não sendo uma escola especializada em crianças extraordinárias, a instituição recebe demanda de alunos com algum tipo de necessidade especial. A diretora pedagógica Mirian Maria, percebendo essa mudança na entidade e acolhendo a Campanha da Fraternidade de 2019, viu essa programação como uma maneira de aproximar os alunos dessas diferenças. “Percebemos que era necessário acolher essas crianças e modificar nossas práticas pedagógicas”, lembrou.
A diretora comenta também que todo ano a escola desenvolve atividades que exploram o tema da Campanha da Fraternidade. “A cada final de ano nós fazemos uma avaliação do trabalho que foi feito, observando os pontos que mais chamaram a atenção em torno das necessidades”, concluiu.
Suzany Marques