>
>
Experiência Vocacional Missionária Nacional

Experiência Vocacional Missionária Nacional

O Conselho Missionário de Seminaristas (Comise), as Pontifícias Obras Missionárias (POM), a Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB)

O Conselho Missionário de Seminaristas (Comise), as Pontifícias Obras Missionárias (POM), a Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) promoveram, entre os dias 5 a 16 de janeiro, a 1ª Experiência Vocacional Missionária Nacional “Pés a caminho”. Ao todo, 280 missionários e missionárias de 94 dioceses de todos os regionais que fazem parte da Igreja do Brasil participaram do encontro. Entre os participantes estavam cristãos leigos e leigas, seminaristas, padres, formadores, religiosos e religiosas, juventude missionária e bispos.

 

A Arquidiocese de Goiânia foi representada pelo seminarista César Augusto Goulart. Ele conta que a principal experiência que teve foi sair de si mesmo e ir ao encontro do outro. “Foi uma realidade em que encontramos com o sofrimento, com a miséria, com a dor do povo. Mas também com a alegria do encontro com a Palavra de Deus, do encontro com o próprio Deus, nas pessoas que, em seu sorriso, sabiam acolher.”

Segundo a assessoria de comunicação da Arquidiocese de Manaus, na experiência vocacional os missionários “puderam experimentar os desafios de levar a Palavra de Deus, de ser uma presença da Igreja em centenas de comunidades da Arquidiocese de Manaus, e também da Prelazia de Itacoatiara e da Diocese de Coari”. Muitos dos participantes andaram de barco pela primeira vez, além de caminharem sobre palafitas e barrancos.

 

Na segunda-feira, dia 16, os participantes se reuniram para um momento de avaliação e partilha de experiências. Para o cardeal Leonardo Steiner, arcebispo metropolitano de Manaus, “Toda vocação é serviço na missão. Toda missão nos dá o servir, servir na Palavra, servir no testemunho, servir no lava-pés, servir no consolo, servir na samaritaneidade, servir na fraqueza, servir no perdão, servir na misericórdia, servir na reconciliação, sempre servir, porque nascemos do povo de Deus”.

 

A experiência vocacional também agradou os presbíteros que estiveram presentes. Para o secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), padre Genilson Sousa, o encontro promoveu uma verdadeira comunhão na Igreja. “Foi uma experiência maravilhosa e tudo isso nos faz pensar que por natureza a Igreja é missionária e é enviada a estar presente nas comunidades e na vida do nosso povo, com o coração ardente, cheio de amor para levar a Palavra de Deus.”

 

Os participantes indicaram algumas luzes com base no que viram, ouviram e sentiram

– Jesus é o Missionário do Pai. Ele anuncia e inaugura o Reino de Deus. A Igreja que coopera com a missão de Deus, é conduzida e iluminada pelo Espírito (Lc 4,14-21; At 1,8).

 

– A realidade da região amazônica é mais complexa, rica e plural do que imaginávamos. A Igreja que está na Amazônia busca ser viva, ministerial e profética. É importante considerar a força da realidade e da proximidade com o povo de Deus, iluminadas pela sua Palavra, no processo de conversão: o que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com nossos olhos, o que contemplamos e o que as nossas mãos apalparam da palavra da Vida, nós vos anunciamos (cf. 1Jo 1).

 

– A missão é vocação: em todos os âmbitos e lugares, necessitamos trabalhar em favor da construção de uma Igreja em saída, fortalecendo uma cultura vocacional missionária: “corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33).

 

– A missão é fundamento da vocação cristã: Nós, seminaristas, padres, formadores(as), religiosos(as), leigos(as) e bispos, somos chamados a assumir a missão como estilo de vida: Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura! (cf. Mc 16,15).

 

– Reconhecemos a transversalidade da missão no processo formativo do discípulo missionário. A missão é natureza da Igreja, faz parte do cotidiano e deve levar ao deslocamento existencial e vocacional do cristão. Ela não se restringe a eventos, atividades ou a uma dimensão (Ad Gentes, 2).

 

– O encontro com Jesus Cristo faz nascer a missão que exige oração, estudo e participação na vida da comunidade eclesial missionária. É compromisso com a própria vocação preparar-se bem para uma “Igreja em saída”. Nos seminários, o Comise possibilita a cooperação, animação, articulação e a integração desses e outros elementos no processo formativo (Deus Caritas Est, 1).

 

Larissa Costa

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo