>
>
Famílias a Caminho: O quarto mandamento

Famílias a Caminho: O quarto mandamento

Está previsto para acontecer, em Roma, nos dias 22 a 26 de junho, o tão esperado − e preparado! −

Está previsto para acontecer, em Roma, nos dias 22 a 26 de junho, o tão esperado − e preparado! − Encontro Mundial das Famílias, em sua décima edição. O tema é: “Amor em família: vocação e caminho de santidade”.

 

Propomos a você uma contribuição para entrarmos em comunhão com o papa e toda a Igreja nesse grande evento. Mais ainda, um itinerário de formação que contribuirá para o seu crescimento humano e espiritual. Falar sobre família é preciso, mas falar sobre família nas perspectivas da doutrina católica e, consequentemente, bíblica é necessário.

 

O tema do encontro mundial sugere assuntos que precisam mesmo ser trabalhados, uma vez que se foram apagando da memória coletiva, inclusive da comunidade cristã. Afinal, o que nos vem à mente quando falamos em família, amor, vocação… caminho e santidade? Pois é! Convido você a refletir para aderir e contribuir.

 

No que tange o tema, as possibilidades de abordagem são várias e todas elas, certamente, preciosas. Vamos juntos, então, trabalhar com base na Palavra de Deus, especificamente, no quarto mandamento do decálogo.

 

Caminhar a partir de onde?
Como fazer um caminho de santidade, como propõe o tema do Encontro, sem pensar num ponto de partida? Caminho supõe movimento, meta, disciplina… mas também SAÍDA. Santa Clara de Assis diz: “Nunca perca de vista seu ponto de partida”. Portanto, caminhar, com clareza sobre o percurso, sobre onde se quer chegar, mas também de onde se parte.

 

A família, com todos os seus problemas e dilemas; com todas as suas crises e transformações continua a ser aquela instituição querida, formada e sustentada pelo Divino Criador. Ela é insubstituível em seu papel na dinâmica social e da própria existência humana. Deus em sua Providência a quis e a quer! Disso não podemos duvidar: a família é o ponto de partida para qualquer roteiro que se queira para a vida pessoal, social, espiritual etc.

 

 

Um Mandamento que surge no caminho

A primeira vez que o mandamento “Honrar pai e mãe” aparece na Bíblia está inserido num contexto de marcha, de caminhada. Entra como mandamento na dura peregrinação do Povo de Israel pelo deserto rumo à terra prometida. Eram constantes o risco e a tentação de “desistir” dos idosos, considerá-los um peso e deixá-los abandonados à própria sorte. Assim surge a intervenção do Divino Legislador: “Honra teu pai e tua mãe”.

 

Os desdobramentos daquelas palavras escritas na “segunda tábua” estão relacionados ao amor, ao cuidado e ao respeito. Honrar é cuidar, promover, pôr em evidência, destacar. Vemos no Catecismo da Igreja que o mandamento, apesar de aplicar-se primeiramente aos pais e mães, amplia-se às demais autoridades que cumprem missões de tutela para conosco como nossas lideranças civis e eclesiásticas (Catecismo da Igreja Católica, n. 2199).

 

Se estamos mesmo dispostos a trilhar esse “caminho de santidade”, é necessário contemplar o mundo com seus intricados e diversos aspectos e recuperar a lucidez. Se não, corre-se o risco de pormos tudo a perder. São João Paulo II diz: “não é exagerado insistir que a vida das nações, dos estados, das organizações internacionais ‘passa’ através da família e ‘fundamenta- se’ sobre o quarto mandamento do Decálogo” (Carta às famílias (2/2/1994), n. 15). Ou seja, tudo começa ali, onde as relações interpessoais são “aprendidas” e vivenciadas: no núcleo familiar.

 

Já São Paulo Apóstolo ensina: “Filhos, obedecei aos vossos pais, no Senhor, pois é isso que é justo. ‘Honra pai e mãe’ – tal é o primeiro mandamento, com uma promessa ‘para que sejas feliz e gozes de longa vida sobre a terra’” (Ef 6,1-3).

 

 

Pe. Elenivaldo Manoel dos Santos
Paróquia São Sebastião em Goiânia

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo