>
>
Felizes so os que ouvem a palavra de Deus e a guardam Lc 1128

Felizes so os que ouvem a palavra de Deus e a guardam Lc 1128

No domingo, dia 22 de janeiro, celebraremos o quarto Domingo da Palavra. Esse dia foi instituído pelo Papa Francisco na

No domingo, dia 22 de janeiro, celebraremos o quarto Domingo da Palavra. Esse dia foi instituído pelo Papa Francisco na Carta Apostólica sob forma de Motu Proprio “Aperuit Illis”, em setembro de 2019. “Portanto, estabeleço que o 3º Domingo do Tempo Comum seja dedicado à celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus”. O lema proposto para 2023 foi retirado do Evangelho de João: “Nós vos anunciamos o que vimos” (1 Jo 1,3).

 

O Santo Padre explica que a dedicação de um domingo à Palavra de Deus faz a Igreja reviver o gesto do Ressuscitado “que abre, também para nós, o tesouro da sua Palavra” para que possamos ser mensageiros desta riqueza que não se acaba. “Possa o domingo dedicado à Palavra fazer crescer no povo de Deus uma religiosa e assídua familiaridade com as Sagradas Escrituras, tal como ensinava o autor sagrado já nos tempos antigos: esta palavra ‘está muito perto de ti, na tua boca e no teu coração, para a praticares’ (Dt 30,14)”.

 

O Dicastério para a Evangelização emitiu um comunicado à imprensa sobre a celebração deste Domingo da Palavra. “Às 9h30 do domingo, 22 de janeiro, o Papa presidirá a celebração da Eucaristia na Basílica de São Pedro e, posteriormente, com o objetivo de reavivar a responsabilidade que os fiéis têm no conhecimento da Sagrada Escritura, entregará aos presentes o Evangelho de Mateus”. Na celebração também serão conferidos os ministérios de leitor e catequistas a leigos e leigas vindos da Itália, Congo, Filipinas, México e País de Gales. Ao todo “três pessoas receberão o ministério do leitor e sete o de catequista”.

 

Na Carta Apostólica o Pontífice explica que essa data é uma ocasião para os fiéis captar a beleza da Palavra de Deus e a externar no seu cotidiano. “A Sagrada Escritura indica, a quantos se colocam à sua escuta, o caminho a seguir para se chegar a uma unidade autêntica e sólida.”

 

Subsídio litúrgico-pastoral

Está disponível do site do Dicastério para a Evangelização um auxílio litúrgico-pastoral para viver o Domingo da Palavra de Deus na comunidade, na família e pessoalmente. O subsídio é uma ferramenta que oferece iniciativas para favorecer um encontro profundo com a Palavra de Deus. Também estão inclusos no material: artigos, meditações, textos para Adoração, atividades para crianças e sugestões pastorais.

 

O subsídio pode ser baixado na versão em português, no site www.evangelizatio.va

 

Domingo da Palavra de Deus

– Entronizar o texto sagrado, de modo a tornar evidente aos olhos da assembleia o valor normativo que possui a Palavra de Deus.

– Os bispos poderão celebrar o rito do Leitorado ou confiar um ministério semelhante, a fim de chamar a atenção para a importância da proclamação da Palavra de Deus na liturgia.

– A doçura da Palavra de Deus impele-nos a comunicá-la a quantos encontramos na nossa vida, expressando a certeza da esperança que ela contém (cf. 1 Pe 3,15-16).

– A Palavra de Deus apela constantemente para o amor misericordioso do Pai, que pede a seus filhos para viverem na caridade.

 

Fonte: Carta Apostólica sob forma de Motu Proprio “Aperuit Illis”.

 

Larissa Costa

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo