>
>
Festa da Exaltação da Santa Cruz

Festa da Exaltação da Santa Cruz

Foi pela cruz que fomos salvos e nela devemos nos gloriar

No dia 14 de setembro, a Igreja celebra uma festa muito importante, a Exaltação da Santa Cruz. A cruz, para os católicos, não representa dor e sofrimento. Ela é o sinal da nossa redenção. É, para nós, a árvore da vida, o trono, o altar da nova aliança.  

 

A Santa Cruz foi festejada pela primeira vez no ano de 335. Esta comemoração relembra a dedicação das Basílicas em Jerusalém. A Basílica do Martyrium ou Ad Crucem, no Monte de Gólgota, construída sobre o calvário, e a Basílica de Anastasis, construída sobre o túmulo de Jesus, lugar da sua ressurreição. Padre Rafael Gonçalves, pároco da Paróquia Santa Cruz, em Aparecida de Goiânia, explica que a cruz é a realidade mais próxima e íntima de Cristo. É o sinal do amor de Deus por nós. “Não só na Sexta-Feira Santa podemos adorar a cruz, dia 14 de setembro também, quando celebramos a Exaltação da Santa Cruz.”

 

O canto de entrada da celebração da Exaltação da Santa Cruz também usado, na maioria das vezes, na Quinta-Feira Santa é tirado do livro de São Paulo aos Gálatas (cf. Gl 6,14): “Todos nós devemos gloriar-nos na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, que é nossa salvação, nossa vida, nossa esperança de ressurreição e pelo qual fomos salvos e libertos”. Além deste trecho da Carta de São Paulo aos Gálatas, a Palavra de Deus nos remete à cruz em vários momentos. O próprio São Paulo fala da cruz assim: “A cruz é o sinal do senhorio de Cristo sobre os que no Batismo são configurados a ele na morte e na glória” (Rm 6,5). Já no Evangelho de Mateus (Mt 24,30) diz que “a cruz é o sinal do Filho do Homem que comparecerá no fim dos tempos”.

O Prefácio da Missa da Exaltação da Santa Cruz nos faz rezar: “Pusestes no lenho da Cruz a salvação da humanidade, para que a vida ressurgisse de onde a morte viera. E o que vencera na árvore do paraíso, na árvore da Cruz fosse vencido”.

 

Na homilia de 14 de setembro de 2019, durante a missa de ordenação presbiteral dos padres Adnilson Gomes, Pedro Fleury e Rodrigo Lacerda, Dom Washington disse que “o mundo precisa da cruz, sinal da doação derradeira, da redenção compadecida e da salvação graciosa do Senhor”. Ele falou ainda sobre a dificuldade de entender a mensagem da cruz, sobretudo nos dias atuais. “Talvez nos dias atuais seja ainda mais difícil entender a mensagem da cruz. Por um lado, a oferta de facilidades cria um mundo de fantasias e as ideologias do ter, do poder e do prazer recusam a linguagem da cruz. Por outro lado, a imposição injusta e imoral do sofrimento e de cruzes sobre os mais pobres e vulneráveis pode nos

deixar confusos sobre a profunda mensagem da cruz. Precisamos saber discernir, abraçar com amor e anunciar a cruz de Cristo, o lenho do qual pendeu a salvação do mundo.”

 

Ainda nessa homilia, o arcebispo lembrou a missão dos sacerdotes de anunciar Jesus Crucificado. “A mensagem da cruz é confiada aos sacerdotes que, a partir da sua ordenação, são constituídos mensageiros de Cristo Crucificado. Seu ministério sacerdotal será fecundo na medida em que, proclamando a Cruz de Cristo, se esforcem por viver sempre com generosidade o amor gratuito de quem se ofereceu a si mesmo por nós no altar da cruz; de quem é ao mesmo tempo sacerdote, altar e vítima; daquele em cujo nome falarão e atuarão ao exercerem o ministério sacerdotal que agora receberão para sempre.”

 

Neste domingo, dia 12, em toda a Arquidiocese de Goiânia, a coleta das missas é destinada ao Seminário Propedêutico Santa Cruz, que hoje acolhe 12 seminaristas.

 

 

Marcos Paulo Mota

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo