Aconteceu, na segunda-feira, 14 de março, o Encontro de Formação de secretárias e secretários paroquiais, na Cidade da Comunhão (CPDF). O encontro teve início com a oração conduzida por Dom João Justino de Medeiros Silva, arcebispo de Goiânia.
A primeira fala foi do padre Cristiano Faria, administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos, juiz do Tribunal Eclesiástico e professor do Mestrado em Direito Canônico, que, usando os códigos de leis da Igreja, tratou de questões que envolvem os processos de casamento. Segundo o padre, a Igreja não celebra pacto, ou seja, para que o casamento seja elevado ao grau de Sacramento do Matrimônio é preciso que os dois sejam batizados e que haja um consentimento de ambas as partes, por livre e espontânea vontade e consciência.
O segundo momento de formação foi com Ir. Giuliana Calci, que falou sobre a importância de as paróquias possuírem arquivos. “Os arquivos servem, sobretudo, para se guardar a história, para se guardar documentos e relatos de como surgiu alguma comunidade da paróquia, por exemplo”, explicou a religiosa.

Os participantes da formação tiveram ainda um momento com Dra. Lorraine Nascimento, advogada e responsável pelo departamento jurídico da Arquidiocese, e com Fábio Leão, do departamento financeiro.
Os secretários e secretárias foram divididos em três grupos, formados pelos que têm um ano ou menos de trabalho, por quem tem mais de um ano até cinco anos. O último grupo foi formado por quem tem mais de cinco anos de trabalho nas secretarias paroquiais. Os trabalhos foram conduzidos pela Ir. Giuliana, pela Dra. Lorraine e pelo chanceler da Arquidiocese, padre Warlen Reis.
Marcos Paulo Mota