No dia 31 de agosto no Jubileu das Famílias, iremos celebrar um gemellaggio entre o Santuário Basílica Sagrada Família em Goiânia e o Santuário de Nazaré localizado na Galileia, Terra Santa. – Mas, o que significa isso: “gemellaggio”? Essa é uma palavra italiana que significa na linguagem litúrgica pastoral da Igreja, irmãos gêmeos. Dois santuários dedicados ao mesmo patrono, mesmo estando em países diferentes, podem ser chamados gemelares no sentido espiritual, quando ambos compartilham a mesma devoção, a missão pastoral e a identidade litúrgica, mesmo que não tenham arquitetura idêntica ou proximidade física.
Na imensidão do mundo católico, onde línguas, culturas e paisagens se diversificam, há realidades que se reconhecem como irmãs pela força do Espírito e pela comunhão dos santos. Santuários dedicados à Sagrada Família de Nazaré, um enraizado em Goiânia, Brasil, e outro em Nazaré, na Galileia – Terra Santa. Ambos carregam em sua missão o mesmo chamado: honrar, imitar e difundir o modelo da Sagrada Família: Jesus, Maria e José, como exemplo luminoso de amor, obediência, silêncio e entrega a Deus. Esse vínculo gemelar transcende a pedra e o cimento. É uma irmandade espiritual, que conecta fiéis, peregrinos, religiosos, devotos e missionários em torno de um mesmo ideal: formar lares santos, fortalecer os vínculos familiares, estimular a santidade e anunciar o Evangelho com o testemunho do amor concreto vivido no seio da vida familiar.
Como expressou nosso Arcebispo Dom João Justino: “O Gemellaggio tem como finalidade aprofundar a espiritualidade e a comunhão com a Terra Santa, especialmente por meio da Adoração Eucarística Perpétua, pela santificação das famílias, pela paz no mundo e pela Igreja.”
Relíquia da Casa de São José sela o Gemellaggio
Esse evento internacional, que acontece dia 31 de agosto, o emissário Frei Wojciech Stanislaw Boloz O.F.M. da Beata Casa de São José, nos visitará e oficializa o gemellaggio, entronizando em nosso Santuário uma relíquia Sagrada da Beata Casa de São José, selando essa união espiritual entre ambos. Assim, nossas adorações eucarísticas perpétuas estarão unidas por esse vínculo e apesar da enorme distância física entre ambos, eles estarão unidos nos louvores e preces elevadas ao céu. Nesse dia receberemos também Dom Bruno Varriano, O.F.M., Bispo Auxiliar da Diocese Patriarcal de Jerusalém dos Latinos, Vigário Patriarcal para Chipre. Na data lançaremos o livro José (Yosef) – Artesão da Humanidade – Homem Justo, Esposo e Pai. Porém, essa união não se restringe apenas a essa cerimônia, pois a partir de agora ambos os Santuários, promoverão encontros, aqui e na Terra Santa, para partilharmos nossas experiências, nossas vitórias, nossos avanços e nossas dificuldades nessa missão de santificação das famílias. Promoveremos peregrinações, cursos, conferências, visitas de grupos e individuais entre os Santuários, para que, além da unidade espiritual, possamos promover uma união física entre dois países distantes e com línguas diferentes.
RELEASE – EVENTO INTERNACIONAL UNE GOIÂNIA E A TERRA SANTA
Programação Oficial Gemellaggio
Evento: Jubileu das Famílias.
Dia: 31 de Agosto
Hora do Gemellaggio: 8h00 Santa Missa
Hora do Lançamento do Livro – José (Yosef) – Artesão da Humanidade – Homem Justo, Esposo e Pai: 10:00h
Almoço Celebrativo: 12h00 – Largo das Famílias
Presenças Ilustres: Frei Wojciech Stanislaw Boloz O.F.M. e Dom Bruno Varriano, O.F.M.
Anfitrião: Dom João Justino – Arcebispo de Goiânia
Coordenação: Pe. Rodrigo de Castro Ferreira – Reitor do Santuário Basílica.
Identidade: Pastoral Familiar da Arquidiocese de Goiânia.
Contato Santuário Basílica Sagrada Família:
Padre Rodrigo (62) 981129686
Ronaldo Oliveira (comunicação) – (62) 992913102
E-mail: secretaria@sagrada.org.br