>
>
História de Goiás

História de Goiás

A atuação de Dom Fernando Gomes dos Santos na construção de Brasília

Dom Fernando Gomes dos Santos tomou posse como arcebispo de Goiânia em 1957, quando teve início a construção da nova capital do Brasil, Brasília. Coube a Dom Fernando a jurisdição para representar a Igreja na capital federal. Em 1958, o arcebispo acolheu em Goiânia a 4ª Reunião Ordinária da CNBB, levando todos os bispos para conhecer Brasília. Nessa ocasião, eles foram recebidos pelo então Presidente da República, Juscelino Kubitschek, que pediu as bênçãos da Igreja afirmando que o Brasil era uma país cristão e católico. Como o presidente encontrou muitas resistências para a mudança da capital, o apoio da Igreja Católica, representada por Dom Fernando, foi muito importante para o bom êxito do processo.

 

No ano de 1959, Dom Fernando ganhou uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, esculpida em madeira, com dois metros de altura e 200 quilos, vinda de Portugal para ser colocada em Brasília, na época era a maior imagem da santa que já tinha sido vista. Para acolhida da imagem reuniram-se diversas autoridades eclesiásticas, civis e militares. O cortejo do aeroporto de Brasília até o Palácio da Alvorada durou cerca de três horas. Neste ato, Dom Fernando reafirmou a importância da Igreja ao governo para a construção da nova capital.

Primeira Missa celebrada por Dom Fernando em Brasília – 1957

Dentro das programações oficiais para a inauguração de Brasília, houve a presença marcante da Igreja Católica, principalmente na missa inaugural da cidade, que foi presidida pelo Cardeal Manuel Gonçalves Cerejeira, Patriarca de Lisboa. Nesta celebração sendo ele o delegado pontifício, leu a saudação do Papa João XXIII ao povo brasileiro, concedendo a bênção de inauguração da nova cidade, que seria uma capital cristã, de um país cristão.

 

A atuação de Dom Fernando foi muito importante não só na diplomacia política, mas também, na implantação da estrutura para o bom funcionamento da Igreja Católica em Brasília. Ele junto ao governo local ganhou 72 áreas de 15 mil metros quadrados cada, para a Igreja, além do espaço para a construção da catedral e para a sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Antes da inauguração oficial, Dom Fernando já tinha implantado nove paróquias, trazendo sete congregações masculinas e quatro femininas. O apoio da Igreja ao Estado possibilitou a ela avançar com os seus projetos e assim consolidar sua presença na nova capital brasileira. Portanto, a articulação política e atuação de Dom Fernando Gomes dos Santos foi de fundamental importância nesse período da história brasileira.

 

Pe. Maximiliano Costa
Mestre em História

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo