>
>
História de Goiás

História de Goiás

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, germe da Universidade Católica de Goiás

O Congresso Eucarístico de Goiânia (CEG), realizado em 1948, culminou na resolução que fundou a Universidade do Brasil Central. Na noite de 6 de junho de 1948, encerramento do CEG, no Palácio das Esmeraldas, sede do governo de Goiás, houve uma reunião para deliberar sobre a criação de uma Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) sob a égide da Igreja Católica, que seria o núcleo da futura Universidade. Participaram desta reunião o cardeal Dom Jaime Câmara, arcebispo de Rio de Janeiro; Dr. Jerônimo Coimbra Bueno, governador do Estado; Dom Emanuel, arcebispo de Goiás, Dom Abel Ribeiro, bispo auxiliar; Dr. Hélio Seixo de Brito, secretário da educação; cônego José Trindade, entre outras autoridades religiosas, civis e militares. Dom Emanuel apresentou nessa reunião o seu desejo de criar a FFCL, pois, de acordo com o Decreto n. 19851/1931 da reforma de Francisco Campos, para a criação de uma universidade era necessária a existência de uma Faculdade de Educação, Ciências e Letras como seu elemento constituidor.

 

A FFCL foi composta pelos cursos de Geografia e História, Letras Clássicas, Letras Neolatinas, Letras Anglo-Germânicas e Pedagogia. Esses cursos tinham também a finalidade de formar os licenciados que depois assumiriam o magistério em sala de aula. Essas iniciativas, portanto, qualificariam o professorado para o exercício de sua profissão, atendendo à demanda que crescia cada vez mais e necessitava de mão de obra qualificada. A Igreja Católica em Goiás era responsável por uma grande rede de escolas católicas. Neste sentido, a FFCL atenderia também esta demanda, contribuindo para formar professores que depois atuariam nessas escolas. A FFCL foi instituída legalmente pelo Decreto n. 26.144, de 04 de janeiro de 1949, e seus cursos foram reconhecidos pelo Decreto n. 30.588, de 22 de fevereiro de 1952.

 

A FFCL, não possuindo sede própria, foi abrigada no Colégio Santo Agostinho, situado na rua 55, em Goiânia. A primeira turma colou grau em 1951, sendo formada por quatro formandos em Pedagogia, sete em Letras Neolatinas, cinco em Letras Anglo-Germânicas e 13 em História e Geografia. A colação de grau só ocorreu em 30 de maio de 1952, depois que saiu o decreto de reconhecimento da faculdade. Neste mesmo ano, o governo doou os terrenos para a construção da sede da faculdade no Setor Universitário, em Goiânia. Com os recursos federais, foi possível construir os prédios. Em 1954 começou a construção do prédio da FFCL, que foi idealizado por Dom Emanuel, contendo 14 salas de aulas, salas para diretoria, secretaria, tesouraria, biblioteca, inspetoria federal do ensino superior e dos professores, salão de reunião, cantina e centro acadêmico. O prédio foi inaugurado em 1956, após a morte de Dom Emanuel.

 

Pe. Maximiliano Costa
Mestre em História

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo