>
>
História de Goiás

História de Goiás

A trajetória acadêmica de Dom Fernando Gomes dos Santos

Fernando Gomes dos Santos nasceu em Patos, Paraíba, em 4 de abril de 1910, filho de Francisco Gomes dos Santos e Veneranda Gomes Lustosa. Iniciou seus estudos em casa, onde tinha o pai como professor. Depois, foi para o Colégio Pio X no qual teve a possibilidade de fazer o estudo primário. Ingressou no Seminário da Paraíba em 1921 onde fez o Curso Preparatório entre os anos de 1921 a 1925, a Filosofia em 1926 a 1927 e iniciou a Teologia, cursando 2 anos entre os anos de 1928 e 1929. Durante todo esse tempo, Fernando estudou aos moldes de um internato, visitando a família apenas uma vez por ano.

 

Após esse período de formação no Seminário da Paraíba, Dom Fernando foi enviado a Roma para continuar seus estudos. Ele partiu de navio rumo à cidade eterna em 1930. Foi residir no Colégio Pio Latino-Americano e estudou Teologia na Universidade Gregoriana de Roma. Em seguida, foi ordenado sacerdote em 1º de novembro de 1932 pelo cardeal Marchetti Selvaggiani, e teve a graça de presidir sua primeira missa no dia seguinte, no túmulo de São Pedro.

 

Dom Fernando teve a possibilidade de estudar numa universidade de alta envergadura, a Universidade Gregoriana, um centro de altos estudos para a formação católica, sob a direção dos padres jesuítas. O período que ele cursou em Roma foi durante o papado de Pio XI, que se preocupou muito com a educação católica, reafirmando o método escolástico. Nesse período as aulas eram ministradas em latim, tornando-se, assim, a língua comum para todos os estudantes que vinham de diversos países para estudarem em Roma.

 

A experiência de morar e estudar em Roma durante o pontificado de Pio XI marcou a juventude e a vida de Dom Fernando. Esse foi um período exigente da história marcado pelo fascismo de Mussolini. O papa desta época criticou os sistemas totalitários, criou a Ação Católica, instituiu a Festa de Cristo Rei do Universo, com a finalidade de mostrar que só Jesus Cristo é o Senhor. O papa também criticou o capitalismo materialista que fazia do lucro a razão de ser de tudo, oprimindo o trabalhador. O próprio Dom Fernando testemunhou que a experiência vivida em Roma durante a sua juventude o marcou profundamente, levando-o à luta em defesa da justiça e contra os regimes totalitários.

 

Pe. Maximiliano Costa
Mestre em História

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo