>
>
Homenagem aos Leigos e Leigas da Arquidiocese

Homenagem aos Leigos e Leigas da Arquidiocese

Encerramento do Ano Nacional do Laicato

O Ano Nacional do Laicato encerra, em todo o Brasil, no próximo dia 25 de novembro, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, o Dia do Leigo. Na Arquidiocese de Goiânia, uma homenagem a leigos e leigas das paróquias e comunidades marcou o encerramento do ano temático. A iniciativa aconteceu na Reunião Mensal de Pastoral, realizada no dia 10, no CPDF. Os leigos homenageados representaram os cristãos leigos presentes em suas comunidades de origem.

A celebração do Ano do Laicato começou na Festa de Cristo Rei, em 2017, com a proposta de vivência e reflexão sobre o serviço do leigo católico, seu papel, sua importância na Igreja e sua missão. A mensagem destacada ao longo do ano foi aquela em que o Documento 105 da CNBB, “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade – sal da terra e luz do mundo” nos coloca como protagonistas da missão evangelizadora da Igreja e declara que somos sujeitos eclesiais, equiparando-nos às palavras do Evangelho: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (cf. Mt 5,13-14).

O arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, comentou sobre a importância da atuação dos leigos na comunidade. “Os leigos e as leigas são a maior parte do povo de Deus na Igreja. É o nosso povo que não está aí de braços cruzados, mas servindo ao Senhor, sendo sal da terra e luz do mundo”, afirmou.

Em outro momento, o arcebispo destacou a necessidade e a importância do trabalho dos cristãos leigos. “Precisamos de leigos presentes na família, na educação, na saúde, na política e na economia. Leigos que tenham na cabeça o ideal de Cristo, pois o Senhor veio para salvar o mundo. Nós, unidos a Ele, podemos trabalhar para a salvação de todos”, declarou.

Ao encerrar, Dom Washington agradeceu a todos os leigos pelo comprometimento com as obras da Igreja. “A Igreja é para o mundo, como a alma é para o corpo e são os leigos que dão alma para esse mundo. Aqui, aproveito para agradecer de coração tudo que vocês são e fazem nas comunidades da Arquidiocese de Goiânia. Peço a Deus as mais abundantes bênçãos para todos, a fim de que não se desanimem em vista das dificuldades e das incompreensões, mas que se mantenham animados cada vez mais, porque somos uma comunidade de homens e mulheres chamados a ser cristãos e discípulos missionários de Cristo. Que o Senhor conceda essa graça. Muito obrigado a todos”, encerrou.

Após as palavras de Dom Washington, aconteceu a cerimônia em que um leigo ou leiga, representando os demais de cada paróquia arquidiocesana, foi homenageado. Durante a reunião, houve apresentações culturais com o Coral Santa Cecília, da Arquidiocese de Goiânia e com a Cia de Dança Noah, da Coordenação de Arte e Cultura (CAC) da PUC Goiás. O encontro terminou com um almoço oferecido pela Arquidiocese a todos os participantes da reunião.

Vera Filstein
Acadêmica de Jornalismo pela PUC Goiás

Compartilhe

Outras Notícias

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Artigos e Formação, Notícias, Palavra do Arcebispo

08 de dezembro de 2025

Notícias

02 de dezembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo