>
>
Honremos Nossa Senhora, a Virgem Imaculada

Honremos Nossa Senhora, a Virgem Imaculada

Caros irmãos e irmãs,   Celebrada desde o século XI, a Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria está inserida

Caros irmãos e irmãs,

 

Celebrada desde o século XI, a Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria está inserida no contexto do Advento e do Natal, unindo a expectativa messiânica e o glorioso retorno de Cristo à memória da Mãe de Deus. Nesse sentido, esse período litúrgico deve ser considerado um momento particularmente adequado para a veneração da Mãe do Senhor. O dogma da Imaculada Conceição foi proclamado por Pio IX, em 1854, com a Bula Ineffabilis Deus. Com ele, a Igreja afirma que Maria é toda santa, imune a toda mancha de pecado, moldada e feita uma nova criatura por obra do Espírito Santo.

 

Todos os anos, no dia 8 de dezembro, a Igreja celebra a solenidade que recorda o dogma da Imaculada Conceição. No ano de 1857, o papa Pio IX inaugurou e abençoou, em Roma, o monumento da Imaculada, conhecido como o monumento da Piazza di Spagna. O papa Pio XII, no dia da Imaculada Conceição, começou a enviar flores como uma homenagem à Virgem. Seu sucessor, o papa João XXIII, em 1958, deixou o Vaticano e foi pessoalmente à Piazza di Spagna, para colocar uma cesta de rosas brancas aos pés da Virgem Maria. Esse costume também foi continuado por todos os papas posteriores, inclusive o papa Francisco.

 

A visita à Piazza di Spagna inclui um momento de oração, como expressão da devoção popular. Além disso, a homenagem à Imaculada Conceição se faz pelo gesto de apresentar as flores, ler uma passagem das Sagradas Escrituras e uma passagem da Doutrina da Igreja Católica, praticar orações litânicas e entoar alguns cânticos marianos, incluindo o Tota Pulchra.

 

A cena do anúncio do Anjo Gabriel à Imaculada Virgem Maria é a página que coloca em evidência a cooperação de Nossa Senhora na obra da salvação. O Concílio enfatizou, como faziam os Padres da Igreja, que Maria contribuiu para a obra de Cristo não com uma passividade inerte, mas com uma atividade operosa. Seu “sim” foi mantido ao longo de sua vida até o Calvário, onde ela se ofereceu a Cristo, que se ofereceu para nossa salvação. Em sua vida, ela avançou no caminho da fé, dedicação, obediência, amor e esperança (LG 58; 63; 65). Com tudo isso, ela cooperava com a obra salvífica de seu Filho.

 

Na celebração da Solenidade da Imaculada Conceição deste ano, convido todos os fiéis de nossa Arquidiocese a termos uma atitude simples, mas importante, que vai ao encontro dos dois elementos de que tratei acima: rezemos o terço, na medida do possível, em família, no dia 8 de dezembro.

 

Honraremos juntos nossa Mãe, aquela que Jesus nos deu do alto da cruz. Assim, acompanharemos o gesto do Santo Padre, o papa Francisco, que depositará flores aos pés da imagem da Virgem Imaculada. As nossas flores serão as Ave-Marias do terço.

 

Como intenção particular, rezemos juntos o terço por nós, pelas pessoas que amamos, pela Igreja e pelo mundo. Tempos difíceis como os nossos requerem de nós uma ativa participação na ação da graça de Deus, sobretudo por meio da oração, como fez Nossa Senhora. O mundo vive grandes dificuldades e a nossa melhor resposta em cooperação com o Senhor é a nossa santificação e a oração, que faz com que a força de Deus, de dentro para fora, mude o rumo da história.

 

Dom Washington Cruz,CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo