>
>
>
Igreja lança CF 2026 com foco no direito à moradia digna

Igreja lança CF 2026 com foco no direito à moradia digna

O tempo da Quaresma nos convida à conversão pessoal, comunitária e social, fortalecendo também nossa relação com Deus.

Na manhã desta quarta-feira, 18 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, a Igreja no Brasil lançou a Campanha da Fraternidade 2026, com o tema “Fraternidade e Moradia”.

Na Arquidiocese de Goiânia, a coletiva de imprensa que marcou a abertura da campanha foi realizada no Auditório da Cúria Metropolitana. O evento contou com a presença do Arcebispo Metropolitano, Dom João Justino, além de representantes da Pastoral da Moradia, Pastoral do Povo de Rua, Pastoral dos Migrantes e da Ocupação Marielle Franco (Bairro Solar Ville), comunidade onde acontecerá o lançamento da CF junto à população, no sábado, 21 de fevereiro, às 9h.

“A campanha é oportunidade de nos impulsionar em um duplo movimento: primeiro, de conscientização à luz da Palavra de Deus e do ensino social da Igreja. Desde os textos bíblicos, especialmente os Evangelhos, passando pelos Padres da Igreja, pelo período da patrística e pelo magistério dos papas, encontramos abundantes ensinamentos sobre a questão da moradia. Além disso, somos chamados a corrigir a compreensão da moradia como mercadoria, objeto de especulação ou mérito individual, reconhecendo-a como necessidade essencial para o desenvolvimento humano integral e como direito social”, destacou o arcebispo.

Tempo quaresmal

O tempo da Quaresma nos convida à conversão pessoal, comunitária e social, fortalecendo também nossa relação com Deus. Somos chamados a viver intensamente este período de preparação para a Páscoa do Senhor e a assumir a Campanha da Fraternidade 2026 como compromisso concreto com o Evangelho, por meio de gestos de solidariedade e amor às pessoas que enfrentam dificuldades para ter uma moradia digna.

A campanha busca inspirar a sociedade e o poder público a olharem para a moradia não apenas como uma construção, mas como um direito humano fundamental. A reflexão parte do exemplo de Jesus que, ao assumir a condição humana, também precisou de um lar para crescer com dignidade.

Foco em políticas públicas

A CF 2026 apresenta objetivos concretos. A Igreja pretende:
• Estimular a construção de moradias para famílias em situação de vulnerabilidade;
• Cobrar políticas públicas eficazes, para que as leis habitacionais saiam do papel;
• Promover a integração da moradia com serviços essenciais, como saneamento básico, energia, transporte e segurança.

Foto: Wagmar Alves/PUC GO

 

Compartilhe

Outras Notícias

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

21 de janeiro de 2026

Notícias da Arquidiocese

14 de janeiro de 2026

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo