O Vicariato para a Comunicação (Vicom) da Arquidiocese de Goiânia realizou, no mês de maio, diversas ações evangelizadoras para celebrar o amor de Maria por nós. Além disso, aconteceu uma vigília para comemorar a Solenidade de Pentecostes.
Foram preparadas, durante todo mês de maio, quatro lives que tiveram a mãe de Jesus como tema central. A primeira foi realizada no dia 5 e teve como tema “Maria na história da salvação”. O responsável por explanar o assunto foi o frei Jonas Nogueira da Costa, da Arquidiocese de Belo Horizonte, doutor em Teologia Sistemática com pesquisa em Mariologia. A jornalista do Vicom, Fernanda Freitas, fez a mediação. Em sua fala, o frei explicou que “Ela não é o centro da nossa fé, mas está no centro da nossa fé”.
No dia 8, aconteceu na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – Catedral Metropolitana de Goiânia, a live musical mariana “Cantando Louvores à Mãe de Deus”, que contou com a participação do padre Carlos Gomes, cura da Catedral, de Alessandra Lagares e amigos. Foi um momento musical dedicado a Maria. As pessoas puderam acompanhar pelo canal da Arquidiocese de Goiânia no Youtube.
Já no dia 12 de maio aconteceu a segunda live com o tema “Devoção”. O entrevistado foi o missionário redentorista, irmão Diego Joaquim. Desta vez, Marcos Paulo Mota, integrante do Vicom, foi o mediador. O redentorista destacou, em sua fala, que “quando a gente olha e compreende a história de Maria, o que ela enfrentou para realizar o seu papel na história da salvação, passamos a compreender melhor as dificuldades que nós temos hoje”.
“Os Dogmas Marianos” foram a temática refletida no dia 19. Falou sobre o assunto o padre Sílvio Zurawski. A live teve mediação de Talita Salgado, jornalista e coordenadora do Vicom. O padre reforçou que “Os dogmas são luzes na nossa caminhada de fé, são luzes que iluminam nosso caminho e, mais do que luzes, são segurança para a caminhada”. Além disso, ele falou sobre os quatro dogmas de Maria: Maternidade Divina, Virgindade Perpétua de Maria, Imaculada Conceição de Maria e Assunção de Maria em corpo e alma.
A última live foi realizada no dia 26 de maio. O momento teve a participação da especialista em Arte Sacra, Espaço Litúrgico e Mariologia, Mari Bueno. Ela falou sobre os “Títulos de Nossa Senhora”. Quando indagada sobre a as diferentes representações de Maria, ela explicou: “Existem linhas devocionais diferentes. Tem uma linha que Maria é parecida com o povo. Claro, ela é minha mãe, ela é a nossa mãe e tem que ser parecida conosco. Agora também tem uma linha de devoção que a imagem é completamente diferente, é muito interessante porque a pessoa olha para a imagem de Maria, olha para vida e para o exemplo de mulher de fé e fala: ‘ela tem que ser diferente do que eu sou, ela é divina”, refletiu.
Pentecostes
Nas vésperas da Solenidade de Pentecostes, o Vicariato para a Comunicação realizou uma vigília por meio do projeto Somos Um. A ação aconteceu na Catedral de Goiânia e foi conduzida pelo padre Rafael de Oliveira, administrador paroquial das Paróquias Santo Agostinho e Cristo Redentor, em Goiânia. A vigília contou com a exposição do Santíssimo. Foi um momento de profunda oração e de louvores conduzidos pelos jovens do Setor Juventude de nossa Arquidiocese. Algumas pessoas participaram presencialmente, seguindo as recomendações de saúde de combate à covid-19. A vigília foi transmitida ao vivo pelo canal do Youtube da Arquidiocese de Goiânia e se encontra disponível para quem quiser assistir.
Suzany Marques