Na manhã de sexta-feira, 6 de fevereiro, aconteceu a solenidade de instalação do Instituto Superior de Direito Canônico de Goiânia e de sua agregação à Pontifícia Universidade Gregoriana.
A Santa Missa foi presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, na Capela Santíssimo Sacramento, na Cidade da Comunhão (CPDF). Concelebraram Dom João Justino, Arcebispo de Goiânia, os Bispos Auxiliares Dom Danival Milagres e Dom José Roberto dos Reis, CP, além de Bispos do Regional Centro-Oeste da CNBB e presbíteros convidados.
Concelebrou também o Vigário Episcopal do Vicariato para a Cultura e Educação, Padre David Pereira de Jesus. Participaram dessa celebração diáconos, seminaristas, alunos do Instituto, professores e diretores, a Reitora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Prof.ª Olga Ronchi, membros da Cúria Metropolitana de Goiânia, amigos e familiares.
Em sua homilia, Dom Giambattista Diquattro destacou que esse momento é muito significativo para a Igreja no Brasil. O Instituto tem como objetivo formar homens e mulheres capazes de servir à Igreja, preparando operadores da justiça que buscam o bem das almas. “Que esse Instituto seja uma fonte de luz na Igreja no Brasil para todos aqueles que procuram a justiça e a verdade”, afirmou o Núncio Apostólico.

Após a homilia, os professores e professoras e os diretores do Instituto Superior de Direito Canônico de Goiânia fizeram o juramento de fidelidade e foram oficialmente empossados. Em seguida, todos os presentes se dirigiram ao Auditório Paulo IV para a sessão solene de instalação do Instituto. A sessão solene contou também com um momento cultural, realizado pelo Quarteto Aurora.
Sessão solene de instalação do Instituto
Para compor a tribuna de honra foram convidados o Pe. José Luiz da Silva, Reitor do Seminário Maior Interdiocesano São João Maria Vianney; Pe. Eduardo Faria de Morais, Reitor do Seminário Maior São Luiz Gonzaga; Pe. Márcio Fernando França, Coordenador do Instituto Superior de Direito Canônico de Londrina; Dom Danival Milagres Coelho, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Goiânia; Dom José Roberto dos Reis, CP, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Goiânia; Dom Joaquim Carlos Carvalho, Bispo de Jataí; Dom Francisco Agamenilton Damascena, Bispo de Luziânia; Dom Lindomar Rocha Mota, Bispo de São Luiz de Montes Belos; Dom Adair José Guimarães, Bispo de Formosa; e Dom Fernando José Monteiro Guimarães, Arcebispo Emérito do Ordinariado Militar do Brasil.
Compuseram a mesa de honra da solenidade Monsenhor José Gomes, Coordenador do Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro; Pe. Cristiano Faria dos Santos, Diretor Administrativo do Instituto Superior de Direito Canônico de Goiânia; Pe. Evandro Stefanello, Diretor Geral do Instituto Superior de Direito Canônico de Goiânia; a Magnífica Reitora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Olga Ronchi; Dom Mário Antônio da Silva, Arcebispo Metropolitano de Cuiabá; Dom João Justino de Medeiros Silva, Arcebispo Metropolitano de Goiânia; e Sua Excelência Reverendíssima Dom Giambattista Diquattro, Núncio Apostólico no Brasil.

Antes das falas da mesa de honra, foi lido e apresentado o Decreto de Instalação do Instituto e de sua agregação à Pontifícia Universidade Gregoriana. As falas de cada autoridade presente na mesa de honra foram marcadas por profunda gratidão e alegria. Cada um pôde expressar seu entusiasmo e rememorar os esforços empreendidos até o momento da instalação canônica. Também foram dirigidas palavras de encorajamento e perseverança aos professores e professoras, diretores, alunos e àqueles que já tiveram a oportunidade de se graduar no Instituto.
O momento solene foi marcado também pela homenagem a muitos que contribuíram, ao longo do caminho, para a conquista hoje registrada pelo Instituto. Foram homenageados: Dom Washington Cruz, CP; Dom Levi Bonatto; Pe. Cristiano Faria dos Santos; Mons. José Gomes Moraes; Pe. Márcio Fernando França; Irmã Francisca Delma Mesquita de Oliveira; Dra. Lorraine Carla Vieira Nascimento; Dom João Justino de Medeiros Silva; Karla Miranda de Paula Barros; Maria Aparecida Rodrigues de Souza; Camilla Rodrigues de Jesus Correa; Irmã Rita Cristina Lima dos Santos; Rodrigo Faleiro Rosa; Pe. David Pereira de Jesus; Pe. Evandro Stefanello; e Dom Giambattista Diquattro.
Para encerrar a solenidade, a Virgem Maria foi homenageada com rosas, em um momento de amor e devoção. Para o Direito Canônico, Maria é sinal luminoso da harmonia entre norma e vida, entre justiça e misericórdia, entre verdade e caridade.

A visita do Núncio Apostólico
Na quinta-feira, 5 de fevereiro, a Arquidiocese de Goiânia recebeu o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro. A visita ocorreu por ocasião da ereção canônica do Instituto Superior de Direito Canônico de Goiânia. Na oportunidade, o Núncio conheceu as dependências da instituição, acompanhado por Dom João Justino, Arcebispo de Goiânia; Dom Danival Milagres, Bispo Auxiliar; Dom José Roberto dos Reis, CP, Bispo Auxiliar; Pe. Cristiano Faria, Diretor Administrativo do Instituto; Pe. Evandro Stefanello, Coordenador do Instituto; e Pe. Gerson Figueiredo, Professor Estável da instituição.

Breve histórico do Instituto
De 2018 a 2025, o Instituto desenvolveu sua missão como extensão do Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro. Foi um período fecundo de dedicação, seriedade acadêmica, comunhão eclesial e serviço à formação de canonistas comprometidos com a justiça, a verdade e a dimensão pastoral do Direito da Igreja.
No mês de agosto de 2025, o Dicastério para a Cultura e a Educação instituiu canonicamente o Instituto como pessoa jurídica canônica, reconhecendo oficialmente sua identidade própria, sua missão e sua relevância na formação superior em Direito Canônico, especialmente a serviço da Igreja no Centro-Oeste do Brasil, cuja solenidade de instalação foi narrada nesta matéria.