No dia 16 deste mês, aconteceu o segundo encontro da Lectio Divina deste ano. A celebração foi realizada na Paróquia Universitária São João Evangelista, às 19h30. Dom Moacir Silva Arantes, bispo auxiliar de Goiânia, refletiu com os fiéis presentes sobre o tema “Escutai o que ele diz”, retirado do Evangelho de São Lucas, que narra a Transfiguração de Jesus no Monte Tabor.
Depois de oito dias no deserto, Jesus leva consigo Pedro, João e Tiago para rezar no monte. Subir ao monte para rezar significa se isolar para ter um encontro com Deus. Em Lucas (9,33), Pedro mostra que é bom estar no monte com Jesus, mas Dom Moacir afirma que também é preciso descer para encarar as realidades apresentadas pelo mundo. O bispo pediu que os presentes pensassem sobre a própria transformação, convidando a praticar o autoconhecimento, com muita fé, por meio da meditação, oração e contemplação em Deus.
“É necessário que nos permitamos enxergar o que ainda não vemos ou não queremos ver. Para isso, é preciso que se suba à montanha. “Depois de oito dias no deserto, é hora de irmos até ela, Deus quer mostrar algo mais. Ele quer que você acredite e confie mais em você, quer que você enxergue que você é mais do que os outros acreditam. Jesus foi muito mais do que todos pensavam que ele fosse, mas Deus sabia quem ele era, e para o que estava aqui”, afirmou Dom Moacir.
Nayara Fernandes esteve presente no segundo dia da Lectio Divina e disse que o aprendizado da noite foi a reflexão de saber quem realmente ela é. “Conhecer as minhas raízes, fazer uma reflexão profunda desde minha juventude até aqui, quero entender por que eu ajo de determinado jeito em algumas situações, quero amadurecer a minha fé em Deus e em mim mesma”, declarou. O encontro foi encerrado com uma apresentação cultural dos seminaristas do Seminário Interdiocesano São João Maria Vianey.
Jackeline Viana
Estagiária, acadêmica de Jornalismo da PUC Goiás