>
>
Leitura Orante

Leitura Orante

 3º Domingo da Quaresma       Diletos irmãos e irmãs, eis que damos mais um passo na nossa caminhada

 3º Domingo da Quaresma

 

 

 

Diletos irmãos e irmãs, eis que damos mais um passo na nossa caminhada em preparação para a Páscoa do Senhor. E no 3º Domingo do Tempo Quaresmal, a Igreja nos propõe a meditação do Evangelho retirado do livro de São João 4,5-42, conhecido como o Evangelho da Samaritana. Ao meditarmos este trecho da Sagrada Escritura, três verbos importantes na nossa caminhada quaresmal se destacam: encontrar, orar e acreditar.

 

Contemplando este texto, vemos claramente que Jesus foi ao encontro daquela mulher samaritana. Os dados que nos transmitem o texto sagrado são sugestivos. O encontro se passa ao sol do meio-dia, horário em que as mulheres samaritanas podiam ir ao poço pegar água sem nenhum risco de encontrar um judeu, pois, como deixa claro o evangelista, os judeus e os samaritanos não se davam bem. Ao sol do meio-dia, estando cansado e sem se alimentar, uma vez que os discípulos haviam ido à cidade comprar alimentos, Jesus vai ao encontro daquela mulher samaritana. Jesus toma a iniciativa de ir ao nosso encontro. Vai ao encontro de todos. Deseja que estejamos próximos a Ele, não quer que estejamos perdidos, sem rumo, mas no Seu Caminho. Por isso, em cada ano, a cada Quaresma, Ele quer deixar-se encontrar mais uma vez por cada um de nós. Quer nos encontrar para saciar nossa sede de água viva, uma água que jorra para a vida eterna.

 

Não deixemos passar despercebido que o encontro de Jesus com a Samaritana se transformou em um longo e belo diálogo, imagem do nosso diálogo com Ele, nossa oração. Estejamos também nós atentos a essa fundamental prática quaresmal, é preciso tirar tempo, é preciso rezar, pois a oração é o lugar, por excelência, do encontro com Jesus. Na oração, falamos com Deus e Ele fala conosco, encontramo-nos e somos encontrados por Ele.

 

O terceiro verbo que gostaríamos de destacar é o verbo acreditar. O encontro com Cristo gerou naquela mulher a fé. Lembremos, a fé é um dom que brota desse encontro, que transforma nossa vida e faz-nos mudar completamente. Ela reclama de nós a conversão, a mudança de vida. Quantas vezes as situações da nossa vida fazem-nos afastar de Jesus e nossa fé vai se arrefecendo. Peçamos ao Senhor, especialmente neste tempo quaresmal, que aqueça o nosso coração e mantenha viva a nossa fé a fim de que busquemos, com tenacidade, testemunhar com a vida a fé que professamos. Assim, preparemo-nos bem para a grande celebração que se aproxima, a Páscoa do Senhor Jesus!

 

Liturgia da Palavra: Ex 17,3-7; Sl 94(95); Rm 5,1-2.5-8; Jo 4,5-15.19b-26.39a.40-42.

 

 

Carlos Eduardo Pereira Quinto
Seminarista da Diocese de Jataí-GO
Seminário Maior Interdiocesano São João Maria Vianney

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo